*Página complementar do Weblog Diário O PALHETAS NA FOZ -- Figueira da Foz -- Portugal -- Europa*
domingo, 27 de julho de 2025
quarta-feira, 23 de julho de 2025
Assembleia Figueirense volta a figurar no Top 5 nacional de Xadrez após participação no Campeonato Nacional Equipas!
Terminou este domingo aquele que foi o mais competitivo Campeonato Nacional por Equipas de Xadrez da 1ª Divisão que decorreu no Palace Hotel & Spa Termas do Bicanho, em Soure.
A Academia de Xadrez de Gaia sagrou-se campeã nacional, revalidando o título com uma equipa composta exclusivamente por Grandes Mestres estrangeiros - cenário que se repetiu em grande parte das formações presentes.
Com uma prestação notável, a Assembleia Figueirense alcançou o 5º lugar, afirmando-se como a única equipa do distrito de Coimbra no escalão máximo do xadrez português, onde milita desde 2017. Recorde-se que a Académica, que este ano tinha subido à 1ª Divisão, voltou a descer ao não conseguir evitar os lugares de despromoção.A formação figueirense partiu com um plantel de oito jogadores: Diego Pino (IM), Kevin Spraggett (GM), Salvador de Angelis (GM), Maurício Barroche (IM), Luís Galego (GM), Ivan Povshednyi, Miguel Babo, Mário Mourato e João Paulo Marques, sendo que apenas os cinco primeiros foram utilizados ao longo da prova.
Destacaram-se, na formação figueirense, as prestações do Grande Mestre canadiano Kevin Spraggett que apesar de vários empates, não sofreu qualquer derrota, e do Grande Mestre português Luís Galego responsável por duas vitórias em momentos decisivos. O primeiro tabuleiro foi ocupado pelo jovem Mestre Internacional espanhol Diego Pino apontado como uma das maiores promessas do xadrez espanhol que voltou a estar em grande plano.
A Assembleia Figueirense reforça assim a sua posição de destaque continuando a fazer história no panorama do xadrez nacional.
Naval Remo traz 2 Ouros mais 2 Pratas e 1 Bronze de prova internacional de Remo Mar!
A Associação Desportiva Naval Remo (ADNR) alcançou, no passado fim de semana, duas medalhas de ouro, duas de prata, e uma de bronze na 1ª edição do “1924 Pharoes Trophy - Oeiras Beach Sprint” uma prova internacional de Remo Mar realizada em Oeiras.
De realçar que esta prova foi a primeira internacionalização de Remo de Mar dos atletas Dinis Oliveira, José Azevedo, Mafalda Oliveira e Sara Carramona, em que arrecadaram lugares no pódio.
“Estou muito feliz e orgulhoso dos nossos atletas. Temos muito valor no nosso Clube, temos um padrão competitivo de excelência e temos matéria-prima para voar mais alto”, refere o treinador da ADNR, José Canhola.
Resultados:
1º lugar C1X Júnior Masculino, Dinis Oliveira; 1º lugar C2x Júnior Masculino, Dinis Oliveira / José Azevedo;
2º lugar C2Mix Sénior, Patrícia Batista / Afonso Costa (do Setubalense);
3º lugar C2x Júnior Feminino, Mafalda Oliveira / Sara Carramona.
Para o presidente da ADNR, este fim de semana “foi excelente, com todos os remadores da Naval que participaram na 1ª Edição da Regata Internacional de Remo de Mar 1924 Pharoes Trophy - Oeiras Beach Sprint a subirem ao pódio, conquistando 2 medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze para Portugal, entre 13 nacionalidades representadas”.“Esta Regata foi muito importante para aprender e acumular experiência Internacional no Remo de Mar e este é também o caminho que a Naval tem vindo a trilhar, saindo reforçada a sua aposta nesta nova Modalidade Olímpica, alicerçada pelas excelentes condições que a Figueira da Foz tem para oferecer durante os 365 dias do ano”, realçou Nelson Silva, presidente da ADNR.
De realçar que esta prova, realizada em Oeiras de 18 a 20 julho, contou com a participação de 180 atletas, de 13 países e 3 continentes.
Na areia e na água, os Beach Sprints assumiram o protagonismo, numa vertente dinâmica e eletrizante do remo que se irá estrear nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
sexta-feira, 11 de julho de 2025
Sporting Figueirense tem nova direção tendo Oriana Cação passado a pasta a Cláudia Fernandes
No passado dia 9 de julho o Sporting Figueirense viveu um momento marcante com a cerimónia de tomada de posse da sua nova direção.
A Assembleia Geral foi presidida pelo sócio Jorge Girão que, de acordo com os estatutos do clube e a votação dos sócios presentes, elegeu a nova direção, com maioria absoluta.Segundo se pode ler na página do Facebook do clube, a nova direção tem agora como presidente Cláudia Fernandes, que destacou as linhas orientadoras para o clube nomeadamente a aposta na formação, valorização do património e transparência na gestão.
“A proposta apresentada visa uma gestão transparente, equilibrada e orientada para os associados, reforçando o papel do clube como pilar na comunidade local.
Esta nova direção apresenta-se como uma opção sólida para liderar o clube rumo a um futuro promissor, garantindo dedicação, trabalho árduo e respeito pelos valores que sempre guiaram o Sporting Figueirense.”
…..................
Cláudia Fernandes, por sua vez, numa publicação no Facebook, agradeceu à anterior presidente, Oriana Cação, a dedicação que teve ao longo de 16 anos de presidência do “clube que tanto amamos”.
E sintetizou numa frase: “Foste aquela líder dedicada, corajosa e apaixonada que me inspira. Deixas um trabalho feito com muito amor e deixas acima de tudo, um exemplo.”
(Na foto central: Oriana Cação e Cláudia Fernandes)
No Campeonato Nacional de Kickboxing 2025 competiram 7 atletas da Naval de onde trouxeram 4 medalhas!
Realizou-se no passado fim de semana em Odivelas o Campeonato Nacional de Kickboxing 2025.
A secção de Kickboxing da Associação Naval 1893 marcou presença com 7 atletas tendo obtido os seguintes resultados:
Medalha de Prata:
Nadja Sousa, Light Contact, Iniciados -32kg;
Medalhas de Bronze:
Lucas Ferreira, Light Contact, Juvenis -69kg / Neusa Ventura, Light Contact, Senior -70kg / Gustavo Ventura, Light Contact, Iniciados -32kg.
Participaram ainda Leonardo Augusto, João Ramos, Light Contact, Seniores - 69kg e Ana Cavalcanti, Light Contact, Junevis -55kg.
Estiveram presente mais de 1000 atletas de cerca de 250 clubes com 450 treinadores, em 3 dias de muitos nervos e emoção!
quarta-feira, 9 de julho de 2025
Remo da Naval em grande destaque com a conquista de sete ouros mais um troféu inédito e reforço como Clube de Topo
A Associação Desportiva Naval Remo (ADNR) brilhou em Montemor-o-Velho no Campeonato Nacional de Velocidade realizado no passado fim de semana, conquistando sete títulos de Campeão Nacional, um troféu inédito e reforçando o seu estatuto como um dos clubes de topo do remo português.
Num fim de semana marcado por superação e trabalho de equipa a ADNR somou um total de 13 atletas no pódio, destacando-se com vitórias históricas que confirmam o crescimento sustentado do clube figueirense e a ambição de continuar entre os melhores do país.
Pedro Rodrigues foi uma das figuras em evidência ao conquistar o Troféu Henrique Baixinho* – um troféu nunca alcançado por outro atleta da ADNR – além dos títulos em 1x Sénior Masculino e 1x Sub23 Masculino.
O presidente da ADNR, Nelson Silva, não escondeu o orgulho: “O ouro das medalhas conquistadas pela Naval acaba por escrever uma página de destaque na história do Clube. É um feito histórico, inteiramente merecido pelo Pedro, que elevou o nome da Naval e da Figueira da Foz ao mais alto patamar do remo nacional.”
Em destaque estiveram ainda Patrícia Batista, Campeã Nacional em 1x Sénior Feminino, José Azevedo em 1x Sub17 Masculino, e as duplas Duarte Gameiro / Martim Santos Dias, Campeões em 2x Sub17 Masculino, e o quarteto André Leal / Dinis Oliveira / Rodrigo Almeida / Hugo Baeta, Campeões Nacionais em 4-Sub19 Masculino.
Nos veteranos, a Naval fechou com chave de ouro com a vitória da tripulação feminina no 8+Veteranos Femininos, com Ana Pereira a contribuir decisivamente para mais um título nacional.
“Foram títulos inteiramente merecidos e se há justiça em resultados alcançados este é um desses exemplos. A atitude demonstrada pelos atletas ao longo desta época, alicerçada pelo esforço emprestado a cada treino teve uma natural decorrência em resultados… é esta a forma como gostamos que nos vejam no Desporto… porque bons desportistas são também boas pessoas”, realça o responsável da ADNR.
Para o treinador José Canhola, o balanço é claramente positivo: “Desde o estágio da Páscoa sabíamos onde queríamos chegar. Identificámos as tripulações com potencial de pódio, trabalhámos as lacunas e o resultado está à vista. Estes ouros são a prova do foco e da estratégia bem definida.”
Também o treinador Daniel Mendes sublinha o espírito de superação: “Estes resultados são o culminar de uma época desafiante. Fomos buscar a recompensa de todas as horas de trabalho, mesmo quando parecia impossível. Queremos deixar de ser a surpresa para sermos a certeza de que a Naval é um clube de topo.”
A época, no entanto, ainda não termina aqui. Seguem-se os Campeonatos Nacionais de Beach Sprint e de Yole - respetivamente em julho e setembro – para os quais a equipa técnica promete manter a ambição elevada: “O facto do nosso Clube ser o centro da Equipa Nacional de Remo Mar e termos os atletas da Seleção Nacional de Remo Mar a treinar connosco é motivador para os nossos atletas. Para as duas próximas provas, vamos com a mesma mentalidade e foco. O trabalho continua”, garante José Canhola.
Mais do que medalhas, a ADNR faz questão de enaltecer o valor dos seus atletas, o espírito de equipa e o orgulho de levar mais longe o nome da Figueira da Foz. Como sublinha o presidente, “no desporto, como na vida, o esforço é sempre recompensado.”
Resultados Gerais:
1x Sénior – 1º Patrícia Batista (Campeã Nacional);
2- Sub19 Feminino – 4º Sara Baptista / Raquel Redentor Santos;
4- Sub19 Masculino – 1º André Leal / Dinis Oliveira / Rodrigo Almeida / Hugo Baeta (Campeões Nacionais);
1x Sub17 Masculino – 1º José Azevedo (Campeão Nacional); 6º Stephen Encarnacion; 10º João Monteiro;
2x Sub17 Masculino – 1º Duarte Gameiro / Martim Santos Dias (Campeões Nacionais);
1x Sub17 Femininos – 11º Mariana Rodrigues; 16º Sofia Oliveira;
2x Sub 17 Feminino – 5º Salomé Lemos / Margarida Domingos da Silva;
4x Sub17 Feminino – 6º Sofia Oliveira / Mariana Matias Rodrigues / Salomé Lemos / Margarida Silva;
4x Sub19 Feminino – 7º Salomé Lemos / Mafalda Oliveira / Sara Baptista / Raquel Redentor Santos;
2- Sub19 Masculino – 3º André Leal / Hugo Baeta;
2x Sub19 Masculino – 3º Pedro Gonçalves de Oliveira / Pedro Estudante de Oliveira;
1x Sub19 Masculino – 4º Dinis Oliveira; 8º Rodrigo Almeida; 18º Alexandre Girão;
1x Sénior Masculino – 1º Pedro Rodrigues (Campeão Nacional); 3º Afonso Santos;
1x Sénior Sub23 Masculino – 1º Pedro Rodrigues (Campeão Nacional); 2º Afonso Santos;
8+ Sub19 Masculino – 4º Hugo Baeta / José Correia Azevedo / Dinis Oliveira / Rodrigo Almeida / Pedro Gonçalves de Oliveira / Duarte Gameiro / André Leal / Pedro Oliveira / Ana Rocha;
8+ Sénior Masculino – 6º José Silva / Rodrigo Almeida / Dinis Oliveira / Eduardo Alçada / Nuno Sisudo / Bernardo Cruz / Pedro Acúrcio / António Neves / Ana Rocha;
1x Veteranos Masculinos – 20º José Canhola;
4- Veteranos Masculinos – 4º José Silva / Pedro Acúrcio / Nelson Ruivo da Silva / Nuno Sisudo;
1x Veteranos Femininos – 3º Ana Pereira;
8+ Veteranos Masculinos – 11º José Silva / Pedro Acúrcio / Carlos Gil / José Canhola / Nelson Silva / Nuno Sisudo / Eduardo Alçada / António Neves / Ana Rocha;
8+ Veteranos Femininos – 1º Tripulação onde Ana Pereira participou.
….......................................................
(*) Quem foi Henrique Baixinho? Henrique Baixinho assume o estatuto de mito do remo nacional. Em campeonatos do Mundo alcançou o 4º lugar em 88 e o bronze em 94. Olímpico em Atlanta 1996, é consensualmente designado como o melhor remador nacional de todos os tempos. (Informação RTP Memória)
Subscrever:
Mensagens (Atom)