domingo, 27 de julho de 2025

Equipa 'Os Coxos' da APD da Figueira da Foz em ano único na sua história com várias finais na modalidade de Andebol em Cadeira de Rodas e com 4 atletas na Seleção Nacional!

A época 2024/2025 foi uma época de excelência para a equipa de Andebol em Cadeira de Rodas de “Os Coxos da Figueira da Foz” que pertence à delegação da APD – Associação Portuguesa de Deficientes da Figueira da Foz.

Pela primeira vez na sua história a equipa de 'Os Coxos' esteve representada em várias finais da modalidade, tendo vencido no Torneio Internacional de Portimão, finalista vencido no Campeonato Nacional e Taça de Portugal em ACR4, e terminado em terceiro lugar no Campeonato Nacional e Taça de Portugal de ACR6.

Para além destes destaques, viu também quatro dos seus atletas convocados para representar a Seleção Nacional.

Esta equipa de “Os Coxos da Figueira da Foz” é composta por quatro treinadores e uma massagista, e voluntários muito importantes para que os jogos, especialmente em casa, corram pelo melhor.

Claro que nem tudo são rosas, pois ainda faltam alguns apoios e outras condições. Em comunicado, é revelado que “mas felizmente que a Câmara Municipal da Figueira da Foz nos apoia com o transporte das cadeiras de jogo, uma ajuda extraordinária, mas não tendo apoio ao nível do transporte de atletas. Existem fins de semana em que temos de deslocar em quatro veículos só para transporte de atletas e diverso material!”

É acrescentado no comunicado que “temos o melhor pavilhão do campeonato, com muitos balneários e água quente onde todos conseguem estar confortáveis, mas com um piso que, pela força adicional que temos de exercer, nos deixa com uma excelente preparação física.

Adquirimos material de apoio aos treinos para que todos possam trabalhar em treino e fora de treino.

Fomos adquirindo e montando ferramentas e material de apoio e manutenção às cadeiras de rodas.

Com tudo isto temos cada vez mais atletas, melhores resultados e mais condições para todos os que se quiserem juntar a nós, quer como atletas, voluntários, amigos ou mecenas que nos ajudem a sermos maiores, mais fortes e a chegar mais longe.

Com atletas dos concelhos de Leiria, Pombal, Coimbra, Cantanhede, Vagos e claro, da Figueira da Foz, somos cada vez mais uma força regional e assim contamos com o apoio e participação de todos.”

 …........................................

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) da Figueira da Foz é uma Organização Não Governamental fundada em 1972. Instituição com estatuto de Utilidade Pública, foi agraciada com o prémio Direitos Humanos 2009 e com o título de Membro-Honorário da Ordem do Mérito da República Portuguesa em 2014. 

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Assembleia Figueirense volta a figurar no Top 5 nacional de Xadrez após participação no Campeonato Nacional Equipas!

Terminou este domingo aquele que foi o mais competitivo Campeonato Nacional por Equipas de Xadrez da 1ª Divisão que decorreu no Palace Hotel & Spa Termas do Bicanho, em Soure.

A Academia de Xadrez de Gaia sagrou-se campeã nacional, revalidando o título com uma equipa composta exclusivamente por Grandes Mestres estrangeiros - cenário que se repetiu em grande parte das formações presentes.

Com uma prestação notável, a Assembleia Figueirense alcançou o 5º lugar, afirmando-se como a única equipa do distrito de Coimbra no escalão máximo do xadrez português, onde milita desde 2017. Recorde-se que a Académica, que este ano tinha subido à 1ª Divisão, voltou a descer ao não conseguir evitar os lugares de despromoção.
A formação figueirense partiu com um plantel de oito jogadores: Diego Pino (IM), Kevin Spraggett (GM), Salvador de Angelis (GM), Maurício Barroche (IM), Luís Galego (GM), Ivan Povshednyi, Miguel Babo, Mário Mourato e João Paulo Marques, sendo que apenas os cinco primeiros foram utilizados ao longo da prova.

Destacaram-se, na formação figueirense, as prestações do Grande Mestre canadiano Kevin Spraggett que apesar de vários empates, não sofreu qualquer derrota, e do Grande Mestre português Luís Galego responsável por duas vitórias em momentos decisivos. O primeiro tabuleiro foi ocupado pelo jovem Mestre Internacional espanhol Diego Pino apontado como uma das maiores promessas do xadrez espanhol que voltou a estar em grande plano.

A Assembleia Figueirense reforça assim a sua posição de destaque continuando a fazer história no panorama do xadrez nacional.

Naval Remo traz 2 Ouros mais 2 Pratas e 1 Bronze de prova internacional de Remo Mar!


A Associação Desportiva Naval Remo (ADNR) alcançou, no passado fim de semana, duas medalhas de ouro, duas de prata, e uma de bronze na 1ª edição do “1924 Pharoes Trophy - Oeiras Beach Sprint” uma prova internacional de Remo Mar realizada em Oeiras.

De realçar que esta prova foi a primeira internacionalização de Remo de Mar dos atletas Dinis Oliveira, José Azevedo, Mafalda Oliveira e Sara Carramona, em que arrecadaram lugares no pódio.

“Estou muito feliz e orgulhoso dos nossos atletas. Temos muito valor no nosso Clube, temos um padrão competitivo de excelência e temos matéria-prima para voar mais alto”, refere o treinador da ADNR, José Canhola.

Resultados:

1º lugar C1X Júnior Masculino, Dinis Oliveira; 1º lugar C2x Júnior Masculino, Dinis Oliveira / José Azevedo;

2º lugar C2Mix Sénior, Patrícia Batista / Afonso Costa (do Setubalense);

3º lugar C2x Júnior Feminino, Mafalda Oliveira / Sara Carramona.

Para o presidente da ADNR, este fim de semana “foi excelente, com todos os remadores da Naval que participaram na 1ª Edição da Regata Internacional de Remo de Mar 1924 Pharoes Trophy - Oeiras Beach Sprint a subirem ao pódio, conquistando 2 medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze para Portugal, entre 13 nacionalidades representadas”.
“Esta Regata foi muito importante para aprender e acumular experiência Internacional no Remo de Mar e este é também o caminho que a Naval tem vindo a trilhar, saindo reforçada a sua aposta nesta nova Modalidade Olímpica, alicerçada pelas excelentes condições que a Figueira da Foz tem para oferecer durante os 365 dias do ano”, realçou Nelson Silva, presidente da ADNR.

De realçar que esta prova, realizada em Oeiras de 18 a 20 julho, contou com a participação de 180 atletas, de 13 países e 3 continentes.

Na areia e na água, os Beach Sprints assumiram o protagonismo, numa vertente dinâmica e eletrizante do remo que se irá estrear nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Sporting Figueirense tem nova direção tendo Oriana Cação passado a pasta a Cláudia Fernandes

No passado dia 9 de julho o Sporting Figueirense viveu um momento marcante com a cerimónia de tomada de posse da sua nova direção.

A Assembleia Geral foi presidida pelo sócio Jorge Girão que, de acordo com os estatutos do clube e a votação dos sócios presentes, elegeu a nova direção, com maioria absoluta.Segundo se pode ler na página do Facebook do clube, a nova direção tem agora como presidente Cláudia Fernandes, que destacou as linhas orientadoras para o clube nomeadamente a aposta na formação, valorização do património e transparência na gestão.

“A proposta apresentada visa uma gestão transparente, equilibrada e orientada para os associados, reforçando o papel do clube como pilar na comunidade local.

Esta nova direção apresenta-se como uma opção sólida para liderar o clube rumo a um futuro promissor, garantindo dedicação, trabalho árduo e respeito pelos valores que sempre guiaram o Sporting Figueirense.”

…..................

Cláudia Fernandes, por sua vez, numa publicação no Facebook, agradeceu à anterior presidente, Oriana Cação, a dedicação que teve ao longo de 16 anos de presidência do “clube que tanto amamos”.

E sintetizou numa frase: “Foste aquela líder dedicada, corajosa e apaixonada que me inspira. Deixas um trabalho feito com muito amor e deixas acima de tudo, um exemplo.”

(Na foto central: Oriana Cação e Cláudia Fernandes)

No Campeonato Nacional de Kickboxing 2025 competiram 7 atletas da Naval de onde trouxeram 4 medalhas!

Realizou-se no passado fim de semana em Odivelas o Campeonato Nacional de Kickboxing 2025.

A secção de Kickboxing da Associação Naval 1893 marcou presença com 7 atletas tendo obtido os seguintes resultados:

Medalha de Prata:

Nadja Sousa, Light Contact, Iniciados -32kg;

Medalhas de Bronze:

Lucas Ferreira, Light Contact, Juvenis -69kg / Neusa Ventura, Light Contact, Senior -70kg / Gustavo Ventura, Light Contact, Iniciados -32kg.

Participaram ainda Leonardo Augusto, João Ramos, Light Contact, Seniores - 69kg e Ana Cavalcanti, Light Contact, Junevis -55kg.

Estiveram presente mais de 1000 atletas de cerca de 250 clubes com 450 treinadores, em 3 dias de muitos nervos e emoção!

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Remo da Naval em grande destaque com a conquista de sete ouros mais um troféu inédito e reforço como Clube de Topo

A Associação Desportiva Naval Remo (ADNR) brilhou em Montemor-o-Velho no Campeonato Nacional de Velocidade realizado no passado fim de semana, conquistando sete títulos de Campeão Nacional, um troféu inédito e reforçando o seu estatuto como um dos clubes de topo do remo português.
 

Num fim de semana marcado por superação e trabalho de equipa a ADNR somou um total de 13 atletas no pódio, destacando-se com vitórias históricas que confirmam o crescimento sustentado do clube figueirense e a ambição de continuar entre os melhores do país.

Pedro Rodrigues foi uma das figuras em evidência ao conquistar o Troféu Henrique Baixinho* – um troféu nunca alcançado por outro atleta da ADNR – além dos títulos em 1x Sénior Masculino e 1x Sub23 Masculino.

O presidente da ADNR, Nelson Silva, não escondeu o orgulho: “O ouro das medalhas conquistadas pela Naval acaba por escrever uma página de destaque na história do Clube. É um feito histórico, inteiramente merecido pelo Pedro, que elevou o nome da Naval e da Figueira da Foz ao mais alto patamar do remo nacional.”

Em destaque estiveram ainda Patrícia Batista, Campeã Nacional em 1x Sénior Feminino, José Azevedo em 1x Sub17 Masculino, e as duplas Duarte Gameiro / Martim Santos Dias, Campeões em 2x Sub17 Masculino, e o quarteto André Leal / Dinis Oliveira / Rodrigo Almeida / Hugo Baeta, Campeões Nacionais em 4-Sub19 Masculino.

Nos veteranos, a Naval fechou com chave de ouro com a vitória da tripulação feminina no 8+Veteranos Femininos, com Ana Pereira a contribuir decisivamente para mais um título nacional.

Foram títulos inteiramente merecidos e se há justiça em resultados alcançados este é um desses exemplos. A atitude demonstrada pelos atletas ao longo desta época, alicerçada pelo esforço emprestado a cada treino teve uma natural decorrência em resultados… é esta a forma como gostamos que nos vejam no Desporto… porque bons desportistas são também boas pessoas”, realça o responsável da ADNR.

Para o treinador José Canhola, o balanço é claramente positivo: “Desde o estágio da Páscoa sabíamos onde queríamos chegar. Identificámos as tripulações com potencial de pódio, trabalhámos as lacunas e o resultado está à vista. Estes ouros são a prova do foco e da estratégia bem definida.

Também o treinador Daniel Mendes sublinha o espírito de superação: “Estes resultados são o culminar de uma época desafiante. Fomos buscar a recompensa de todas as horas de trabalho, mesmo quando parecia impossível. Queremos deixar de ser a surpresa para sermos a certeza de que a Naval é um clube de topo.”

A época, no entanto, ainda não termina aqui. Seguem-se os Campeonatos Nacionais de Beach Sprint e de Yole - respetivamente em julho e setembro – para os quais a equipa técnica promete manter a ambição elevada: “O facto do nosso Clube ser o centro da Equipa Nacional de Remo Mar e termos os atletas da Seleção Nacional de Remo Mar a treinar connosco é motivador para os nossos atletas. Para as duas próximas provas, vamos com a mesma mentalidade e foco. O trabalho continua”, garante José Canhola.

Mais do que medalhas, a ADNR faz questão de enaltecer o valor dos seus atletas, o espírito de equipa e o orgulho de levar mais longe o nome da Figueira da Foz. Como sublinha o presidente, “no desporto, como na vida, o esforço é sempre recompensado.”

Resultados Gerais:

1x Sénior – 1º Patrícia Batista (Campeã Nacional);

2- Sub19 Feminino – 4º Sara Baptista / Raquel Redentor Santos;

4- Sub19 Masculino – 1º André Leal / Dinis Oliveira / Rodrigo Almeida / Hugo Baeta (Campeões Nacionais);

1x Sub17 Masculino – 1º José Azevedo (Campeão Nacional); 6º Stephen Encarnacion; 10º João Monteiro;

2x Sub17 Masculino – 1º Duarte Gameiro / Martim Santos Dias (Campeões Nacionais);

1x Sub17 Femininos – 11º Mariana Rodrigues; 16º Sofia Oliveira;

2x Sub 17 Feminino – 5º Salomé Lemos / Margarida Domingos da Silva;

4x Sub17 Feminino – 6º Sofia Oliveira / Mariana Matias Rodrigues / Salomé Lemos / Margarida Silva;

4x Sub19 Feminino – 7º Salomé Lemos / Mafalda Oliveira / Sara Baptista / Raquel Redentor Santos;

2- Sub19 Masculino – 3º André Leal / Hugo Baeta;

2x Sub19 Masculino – 3º Pedro Gonçalves de Oliveira / Pedro Estudante de Oliveira;

1x Sub19 Masculino – 4º Dinis Oliveira; 8º Rodrigo Almeida; 18º Alexandre Girão;

1x Sénior Masculino – 1º Pedro Rodrigues (Campeão Nacional); 3º Afonso Santos;

1x Sénior Sub23 Masculino – 1º Pedro Rodrigues (Campeão Nacional); 2º Afonso Santos;

8+ Sub19 Masculino – 4º Hugo Baeta / José Correia Azevedo / Dinis Oliveira / Rodrigo Almeida / Pedro Gonçalves de Oliveira / Duarte Gameiro / André Leal / Pedro Oliveira / Ana Rocha;

8+ Sénior Masculino – 6º José Silva / Rodrigo Almeida / Dinis Oliveira / Eduardo Alçada / Nuno Sisudo / Bernardo Cruz / Pedro Acúrcio / António Neves / Ana Rocha;

1x Veteranos Masculinos – 20º José Canhola;

4- Veteranos Masculinos – 4º José Silva / Pedro Acúrcio / Nelson Ruivo da Silva / Nuno Sisudo;

1x Veteranos Femininos – 3º Ana Pereira;

8+ Veteranos Masculinos – 11º José Silva / Pedro Acúrcio / Carlos Gil / José Canhola / Nelson Silva / Nuno Sisudo / Eduardo Alçada / António Neves / Ana Rocha;

8+ Veteranos Femininos – 1º Tripulação onde Ana Pereira participou.

.......................................................

(*) Quem foi Henrique Baixinho? Henrique Baixinho assume o estatuto de mito do remo nacional. Em campeonatos do Mundo alcançou o 4º lugar em 88 e o bronze em 94. Olímpico em Atlanta 1996, é consensualmente designado como o melhor remador nacional de todos os tempos. (Informação RTP Memória)