quarta-feira, 9 de julho de 2025

Remo da Naval em grande destaque com a conquista de sete ouros mais um troféu inédito e reforço como Clube de Topo

A Associação Desportiva Naval Remo (ADNR) brilhou em Montemor-o-Velho no Campeonato Nacional de Velocidade realizado no passado fim de semana, conquistando sete títulos de Campeão Nacional, um troféu inédito e reforçando o seu estatuto como um dos clubes de topo do remo português.
 

Num fim de semana marcado por superação e trabalho de equipa a ADNR somou um total de 13 atletas no pódio, destacando-se com vitórias históricas que confirmam o crescimento sustentado do clube figueirense e a ambição de continuar entre os melhores do país.

Pedro Rodrigues foi uma das figuras em evidência ao conquistar o Troféu Henrique Baixinho* – um troféu nunca alcançado por outro atleta da ADNR – além dos títulos em 1x Sénior Masculino e 1x Sub23 Masculino.

O presidente da ADNR, Nelson Silva, não escondeu o orgulho: “O ouro das medalhas conquistadas pela Naval acaba por escrever uma página de destaque na história do Clube. É um feito histórico, inteiramente merecido pelo Pedro, que elevou o nome da Naval e da Figueira da Foz ao mais alto patamar do remo nacional.”

Em destaque estiveram ainda Patrícia Batista, Campeã Nacional em 1x Sénior Feminino, José Azevedo em 1x Sub17 Masculino, e as duplas Duarte Gameiro / Martim Santos Dias, Campeões em 2x Sub17 Masculino, e o quarteto André Leal / Dinis Oliveira / Rodrigo Almeida / Hugo Baeta, Campeões Nacionais em 4-Sub19 Masculino.

Nos veteranos, a Naval fechou com chave de ouro com a vitória da tripulação feminina no 8+Veteranos Femininos, com Ana Pereira a contribuir decisivamente para mais um título nacional.

Foram títulos inteiramente merecidos e se há justiça em resultados alcançados este é um desses exemplos. A atitude demonstrada pelos atletas ao longo desta época, alicerçada pelo esforço emprestado a cada treino teve uma natural decorrência em resultados… é esta a forma como gostamos que nos vejam no Desporto… porque bons desportistas são também boas pessoas”, realça o responsável da ADNR.

Para o treinador José Canhola, o balanço é claramente positivo: “Desde o estágio da Páscoa sabíamos onde queríamos chegar. Identificámos as tripulações com potencial de pódio, trabalhámos as lacunas e o resultado está à vista. Estes ouros são a prova do foco e da estratégia bem definida.

Também o treinador Daniel Mendes sublinha o espírito de superação: “Estes resultados são o culminar de uma época desafiante. Fomos buscar a recompensa de todas as horas de trabalho, mesmo quando parecia impossível. Queremos deixar de ser a surpresa para sermos a certeza de que a Naval é um clube de topo.”

A época, no entanto, ainda não termina aqui. Seguem-se os Campeonatos Nacionais de Beach Sprint e de Yole - respetivamente em julho e setembro – para os quais a equipa técnica promete manter a ambição elevada: “O facto do nosso Clube ser o centro da Equipa Nacional de Remo Mar e termos os atletas da Seleção Nacional de Remo Mar a treinar connosco é motivador para os nossos atletas. Para as duas próximas provas, vamos com a mesma mentalidade e foco. O trabalho continua”, garante José Canhola.

Mais do que medalhas, a ADNR faz questão de enaltecer o valor dos seus atletas, o espírito de equipa e o orgulho de levar mais longe o nome da Figueira da Foz. Como sublinha o presidente, “no desporto, como na vida, o esforço é sempre recompensado.”

Resultados Gerais:

1x Sénior – 1º Patrícia Batista (Campeã Nacional);

2- Sub19 Feminino – 4º Sara Baptista / Raquel Redentor Santos;

4- Sub19 Masculino – 1º André Leal / Dinis Oliveira / Rodrigo Almeida / Hugo Baeta (Campeões Nacionais);

1x Sub17 Masculino – 1º José Azevedo (Campeão Nacional); 6º Stephen Encarnacion; 10º João Monteiro;

2x Sub17 Masculino – 1º Duarte Gameiro / Martim Santos Dias (Campeões Nacionais);

1x Sub17 Femininos – 11º Mariana Rodrigues; 16º Sofia Oliveira;

2x Sub 17 Feminino – 5º Salomé Lemos / Margarida Domingos da Silva;

4x Sub17 Feminino – 6º Sofia Oliveira / Mariana Matias Rodrigues / Salomé Lemos / Margarida Silva;

4x Sub19 Feminino – 7º Salomé Lemos / Mafalda Oliveira / Sara Baptista / Raquel Redentor Santos;

2- Sub19 Masculino – 3º André Leal / Hugo Baeta;

2x Sub19 Masculino – 3º Pedro Gonçalves de Oliveira / Pedro Estudante de Oliveira;

1x Sub19 Masculino – 4º Dinis Oliveira; 8º Rodrigo Almeida; 18º Alexandre Girão;

1x Sénior Masculino – 1º Pedro Rodrigues (Campeão Nacional); 3º Afonso Santos;

1x Sénior Sub23 Masculino – 1º Pedro Rodrigues (Campeão Nacional); 2º Afonso Santos;

8+ Sub19 Masculino – 4º Hugo Baeta / José Correia Azevedo / Dinis Oliveira / Rodrigo Almeida / Pedro Gonçalves de Oliveira / Duarte Gameiro / André Leal / Pedro Oliveira / Ana Rocha;

8+ Sénior Masculino – 6º José Silva / Rodrigo Almeida / Dinis Oliveira / Eduardo Alçada / Nuno Sisudo / Bernardo Cruz / Pedro Acúrcio / António Neves / Ana Rocha;

1x Veteranos Masculinos – 20º José Canhola;

4- Veteranos Masculinos – 4º José Silva / Pedro Acúrcio / Nelson Ruivo da Silva / Nuno Sisudo;

1x Veteranos Femininos – 3º Ana Pereira;

8+ Veteranos Masculinos – 11º José Silva / Pedro Acúrcio / Carlos Gil / José Canhola / Nelson Silva / Nuno Sisudo / Eduardo Alçada / António Neves / Ana Rocha;

8+ Veteranos Femininos – 1º Tripulação onde Ana Pereira participou.

.......................................................

(*) Quem foi Henrique Baixinho? Henrique Baixinho assume o estatuto de mito do remo nacional. Em campeonatos do Mundo alcançou o 4º lugar em 88 e o bronze em 94. Olímpico em Atlanta 1996, é consensualmente designado como o melhor remador nacional de todos os tempos. (Informação RTP Memória)

Sem comentários: