Assembleia Figueirense volta a figurar no Top 5 nacional de Xadrez após participação no Campeonato Nacional Equipas!
Terminou este domingo aquele que foi o mais competitivo Campeonato Nacional por Equipas de Xadrez da 1ª Divisão que decorreu no Palace Hotel & Spa Termas do Bicanho, em Soure.
A Academia de Xadrez de Gaia sagrou-se campeã nacional, revalidando o título com uma equipa composta exclusivamente por Grandes Mestres estrangeiros - cenário que se repetiu em grande parte das formações presentes.
Com uma prestação notável, a Assembleia Figueirense alcançou o 5º lugar, afirmando-se como a única equipa do distrito de Coimbra no escalão máximo do xadrez português, onde milita desde 2017. Recorde-se que a Académica, que este ano tinha subido à 1ª Divisão, voltou a descer ao não conseguir evitar os lugares de despromoção.A formação figueirense partiu com um plantel de oito jogadores: Diego Pino (IM), Kevin Spraggett (GM), Salvador de Angelis (GM), Maurício Barroche (IM), Luís Galego (GM), Ivan Povshednyi, Miguel Babo, Mário Mourato e João Paulo Marques, sendo que apenas os cinco primeiros foram utilizados ao longo da prova.
Destacaram-se, na formação figueirense, as prestações do Grande Mestre canadiano Kevin Spraggett que apesar de vários empates, não sofreu qualquer derrota, e do Grande Mestre português Luís Galego responsável por duas vitórias em momentos decisivos. O primeiro tabuleiro foi ocupado pelo jovem Mestre Internacional espanhol Diego Pino apontado como uma das maiores promessas do xadrez espanhol que voltou a estar em grande plano.
A Assembleia Figueirense reforça assim a sua posição de destaque continuando a fazer história no panorama do xadrez nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário