quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz - Após a 4ª ronda jovem prodígio indiana de 8 anos de idade surpreendeu com as suas primeiras vitórias

Está a decorrer até domingo dia 12 de novembro o Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, uma organização da Assembleia Figueirense.
Arkhila Charvi, campeã do mundo de sub 8, e prestes a completar 9 anos de idade, conseguiu a sua primeira vitória, uma surpresa, frente ao experiente jogador figueirense João Marques. Já na jornada anterior a jovem prodígio indiana tinha conseguido vencer o veterano José Dias, num confronto com mais de 60 anos de diferença entre os dois oponentes, sendo este um jogador que tem mais anos de xadrez do que o pai da jovem tem de idade. Somou assim uns fantásticos 2 pontos em quatro!
No TOP o “eterno” GM Canadiano Kevin Spraggett que completará esta semana 70 anos e que foi campeão do continente americano e vencedor de muitos torneios internacionais, incluindo o famoso torneio de Nova York, e que irá defrontar na mesa número 1 o Grande Mestre do Azerbaijão, Etaj Safarli, que é um dos mais fortes candidatos à vitória final no torneio.

O melhor português até ao momento é o Mestre Fide António Pereira dos Santos veterano, na 34ª posição. A melhor classificada entre as mulheres é agora a Grande Mestre feminina vinda da Polónia Julia Antolak.

Forte expectativa para a ronda 5, agora que os jogadores mais fortes se vão defrontando entre si sabendo que uma derrota nesta fase poderá comprometer as suas aspirações à vitória final no torneio.

Sem comentários: