sábado, 4 de novembro de 2023

Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz – A 17ª edição teve hoje início com a participação de 120 jogadores de 25 países!

O XVII Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz coloca a Figueira da Foz no circuito mundial de Xadrez de alta competição.

Numa organização da Assembleia Figueirense, este torneio faz parte do Circuito FIDE - pontuação válida para o apuramento do Torneio de Candidatos (Campeonato do Mundo), e bate este ano vários recordes: De prémios em Portugal, de Grandes Metres (GM) presentes (17), de jogadores titulados internacionalmente (54), e de países representados (25)!

Dos 120 jogadores 34 são portugueses, sendo a Índia o país mais representado com uma participação de 26 jogadores.

O GM da Arménia Karen Grigoryan, actual TOP 100 mundial defende o seu título de 2022 e procura a sua terceira vitória na Figueira da Foz sendo que nunca na história do xadrez português se tinha reunido tão elevado e tão forte conjunto de GM a disputarem um Torneio. O GM Eltaj Safarli do Azerbaijão será teoricamente o adversário mais capaz de contrariar esse favoritismo.

A cidade da Figueira da Foz a Assembleia Figueirense, com uma das mais fortes equipes de xadrez do país, são uma referência no xadrez mundial, muito por conta do Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz que se iniciou em 2004.

Esta 17ª edição teve hoje início no Salão Nobre da Assembleia Figueirense, pelas 15h00, com a cerimónia de abertura, tendo-se seguido a simultânea com o GM Ucraniano Oleg Romanishin, uma lenda viva do xadrez que dá nome a várias variantes, e um apontamento artístico assinado por Miguel Babo.

E de amanhã, domingo dia 5, a domingo dia 12 de novembro, tem então início o “XVII Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz – Open Internacional da Figueira da Foz Sabir Ali”.

Sem comentários: