quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Ticha Penicheiro: ex-basquetebolista figueirense recebe menção honrosa em prémio do Comité Olímpico

Ticha Penicheiro recebeu uma menção honrosa do Comité Olímpico Internacional (COI) no âmbito da candidatura apresentada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) ao prémio 'Mulheres e o Desporto COI 2015'. 
A distinção à antiga basquetebolista, de 41 anos e retirada das competições em 2012, é sustentada pelos "pelos relevantes serviços prestados ao desporto na promoção da participação das jovens e das mulheres", refere uma nota do COP ontem divulgado. 
A escolha do prémio para o continente europeu recaiu sobre a jogadora de polo aquático grega Stavroula Kozompoli, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Atenas 2004, mas o COI fez questão em também distinguir a portuguesa, primeira portuguesa a jogar na liga norte-americana de basquetebol feminino (WNBA). 
Ticha Penicheiro esteve envolvida em vários projetos que promoveram o papel da mulher, em áreas como a igualdade no desporto, luta contra o racismo e xenofobia, tanto em Portugal como em África. Esteve também envolvida em várias iniciativas da WNBA, junto de jovens, para promover a prática desportiva e foi embaixadora da liga norte-americana de basquetebol para Angola, Moçambique e África do Sul, onde participou em ações humanitárias… 
(Ler noticia completa de SIC Noticias AQUI)

Sem comentários: