segunda-feira, 13 de novembro de 2023

O GM cubano Carlos Albornoz de 22 anos foi o grande vencedor do XVII Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz

O Grande Mestre cubano Carlos Albornoz, que faz parte da Seleção Nacional de Cuba e quefoi um dos mais cotados jogadores presentes neste Torneio de Xadrez da Figueira da Foz que decorreu até ontem, venceu na última jornada absolutamente empolgante. Albornoz que defrontava de pretas o então líder, o Mestre Internacional indiano Chintagunta Reddy que precisava apenas de um empate para vencer o torneio e fazer uma norma do GM. Albornoz desde o início da partida demonstrou que ia jogar agressivamente explorando alguma contenção do jogador indiano, sabendo este que lhe bastava o empate. A partida, que foi a última a acabar na jornada e que decidira o trono, teve um final de altíssimo nível por parte do cubano de 22 anos que assim fez jus a toda a expectativa que recaiu sobre ele e para o seu futuro. O jovem GM cubano ganha assim o mais forte, mais premiado e mais prestigiado Torneio de sempre da história do Xadrez em Portugal e ajuda a escrever uma página dourada na história do xadrez da Figueira da Foz.

Completaram o pódio os MI Babu Lalit e Chintagunta Reddy, jogadores indianos que foram de facto os grandes protagonistas, colocando 6 jogadores nos 12 primeiros classificados.

A Grande Mestre francesa Nino Maizuradze foi a melhor classificada entre as mulheres, seguida da WMI polaca Alexandra Acha e da também polaca a WGM Julia Antolak. A menina prodígio Arkhila Charvi obteve uns incríveis 5 pontos em 9 e uma extraordinária 39ª posição.

O Mestre Internacional espanhol Hector Cardenas foi o melhor entre os veteranos, seguido do GM canadiano, o campeoníssimo Kevin Spraggett e o GM da Bulgária Vladimir Petkov.O MI André Sousa, já por duas vezes campeão nacional absoluto, foi o melhor português na 34ª posição.

…....................................

Foto inicial: Mota Cardoso presidente da Assembleia Figueirense, Carlos Albornoz o GM cubano vencedor do torneio, Anabela Tabaçó vice-presidente da CMFF, e Miguel Babo o mentor do Torneio.

Foto final: Um aspeto da assistência.

Sem comentários: