sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz

Está a decorrer até domingo, dia 4 de novembro, o XII Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, uma organização da Assembleia Figueirense e que desta feita é realizado na Casa do Paço devido a estragos provocados no telhado e no teto do seu Salão Nobre pelo furacão Leslie. 
No primeiro dia do Festival, no passado sábado dia 27 de outobro, o GM António Fernandes, 16 vezes campeão nacional, efetuou uma exibição às cegas, jogando de olhos vendados contra 3 jogadores simultaneamente. Esta exibição veio a propósito da presença de Álvaro Pereira que, em 1975 na Figueira da Foz, bateu o record Ibérico de xadrez às cegas enfrentando 26 jogadores simultaneamente de olhos vendados. 
A competição propriamente dita – o Torneio Internacional Sabir Ali - teve início no domingo com a presença de mais de meia centena de jogadores oriundos de 15 países, sendo a maior parte deles jogadores profissionais de xadrez. De salientar a presença de alguns promissores jovens do xadrez figueirenses. 
E no próximo domingo dia 4 de novembro, ainda antes do encerramento previsto para as 15h30 e da entrega de prémios do Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, o ex-campeão da União Soviética e um dos grandes nomes do xadrez mundial do final do século XX, Oleg Romanishin, realizará uma simultânea com cerca de 30 tabuleiros.

Sem comentários: