terça-feira, 24 de maio de 2016

Regata do Dia da Marinha prestou homenagem a Vasco da Gama

O Clube Náutico da Figueira da Foz levou a efeito no passado sábado dia 21 de maio a tradicional regata do Dia da Marinha. A organização pretendeu acompanhar a História Nacional e prestar homenagem ao patrono dos navegadores portugueses, Vasco da Gama, com a sua chegada a Calicute (India) em 1498. 
Esta iniciativa do CNAFF conta já com mais de uma década. Na altura foram os pioneiros, e agora vários clubes náuticos nacionais comemoram esta efeméride da mesma forma. 
A Capitania do Porto da Figueira da Foz foi parceira desde o início, e mantém sempre empenho para que esta prova possa ter o seu devido destaque. Mas este ano, e por impossibilidade de agenda, não foi possível contar com a presença de nenhuma unidade naval da Marinha Portuguesa que normalmente prestam o seu apoio à Comissão de Regatas. 
Estiveram presentes doze embarcações divididas pela classe de cruzeiros e vela ligeir
a. A largada para a primeira regata do dia, na baía oceânica, foi dada às 14h35, com vento fraco do quadrante oeste e mar de pequena vaga. Felizmente, e contrariando alguma instabilidade meteorológica que fustigou outras provas do CNAFF, desta vez estiveram reunidas as condições perfeitas, o que permitiu a realização de três regatas. 
No final, realizou-se a tradicional entrega de prémios com a presença do representante da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Capitania do Porto e Administração Portuária. 
Na classe de vela ligeira o vencedor foi Antonio Baio Dias / Pedro Monteiro em Snipe. Em 2º lugar ficou José Biscaia / José Couto em Fox, e em 3º Mário Concepcion em Laser. 
Na classe de cruzeiros, o vencedor foi Saul Pereira / Gonçalo Tomés no "Fifty Five", em 2º José Santos ,no "Larimar", e em 3º João Patrão / Antonio Maranha, no "Natura". 
Próxima prova do calendário será a Regata de S. João no dia 25 de junho.

Sem comentários: