O Clube Náutico da Figueira da Foz, em parceria com a Federação Portuguesa de Motonáutica, levou a efeito nos passados dia 07 e 08 de março uma ação de formação com a presença de Vitor Neves, delegado da FPM, e a equipe de monitores do CNAFF, tendo como objetivo a curto prazo o reatar do funcionamento de uma Escola de Motonáutica.
Com larga tradição na Figueira da Foz a motonáutica tem tido ao longo dos anos o seu destaque na nossa cidade, referenciando que o Clube Náutico organiza à mais de vinte cinco anos o seu Grande Prémio, tendo neste últimos dois sofrido um interregno por falta de suporte financeiro. Sendo um desporto de atividades náuticas, a FPM criou recentemente um novo conceito tentando chegar às camadas mais jovens, a que lhe deu o nome de "Fórmula Futuro". Dividido em classes dos 8 aos 14 anos, o objetivo é claramente proporcionar aos mais novos o gosto por este meio natural que é o contacto com a água, fortalecer o espírito de equipe, o convívio, e a vertente competitiva. As aulas são administradas em embarcações semi-rígidas com o comprimento de 3 / 4 m com uma motorização de 8 a 15 cavalos, e sempre acompanhados por monitores.
……………………………………
O Windsurf é mais uma modalidade com tradição na Figueira da Foz, mas perdeu alguma notoriedade nos últimos anos.
Tendo como suporte físico, uma prancha e uma vela com o respetivo mastro, e compartilhando os mesmos princípios básicos da "modalidade vela" estavam reunidas as condições para arrancar com este projeto. A única limitação seria a aquisição do material, mas felizmente houve a oferta de todo o equipamento por parte de antigos praticantes. O rio Mondego, a baia oceânica, e a doca de recreio reúnem condições impares para o renascer desta modalidade, esperando-se que nova Escola de Windsurf do CNAFF seja a curto prazo uma realidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário