quinta-feira, 12 de março de 2015

Bodyboard: ABFM com fim de semana em grande dividido por circuito intersócios e pelo 21 aniversário

Foi um fim de semana de festa para o bodyboard figueirense onde, para além de iniciar o seu 20ª Circuito de Bodyboard Intersócios comemorava 21 anos de vida, o ‘Rei Neptuno’ fez a vontade aos bodyboarders figueirenses produzindo ondas de classe mundial na Praia do Cabedelo. 
Ondas com mais de 2 metros durante todo sábado com excelente formação elevou o nível da prova a um patamar elevadíssimo nas categorias em disputa, Open e Sub 18. Com ondas tão grandes não foi mesmo possível dar inicio à prova nas categorias de Sub 16 e Feminino.
Na categoria Open foram 3 gerações do bodyboard figueirense a chegar á final mas foi a mais ‘velha’ que levou a melhor com um surf de classe mundial, já que Luís Pereira, de 35 anos, surfou como nunca e levou a vitória para casa, e Jaime Jesus, um dos melhores competidores nacionais, acabou em 2º lugar. Em 3º lugar ficou o campeão europeu júnior que fazia aqui a sua primeira prova desde que deixou de ser júnior, e em 4º lugar ficou o ainda júnior Afonso Alexandre, este que também venceu em Sub 18, com Tomás Silva em 2º lugar e em 3º lugar a surpresa João Lé.
Realizou-se ainda uma ‘expression session’ de Master +35 anos e Dinossauros +40 anos onde em ondas simplesmente clássicas ao fim da tarde a geração mais ‘velha’ do bodyboard figueirense extrapolou os limites e onde o resultado foi o menos importante. Resultados:
Melhor Onda e Melhor Drop - Alfredo Coelho; Melhor Manobra-Também Alfredo Coelho com um ‘invert’ numa onda de 2 metros; Maior Wipeout, e melhor onda em Drop Knee - Gonçalo Alves; Dinosauro ‘com mais pica’ - Benjamim Cardoso; Master ‘com mais pica’- Rui Silva; Dinosauro mais cool - Miguel Gravato. 
…………………………
Depois das emoções na praia o jantar de aniversário dos 21 anos da ABFM realizou-se em ambiente de grande amizade e companheirismo, com mais de 100 pessoas a marcarem presença no restaurante Galo de Ouro. Após o jantar foram entregues alguns prémios referentes ao ano de 2014:
Atleta do ano: Miguel Adão; Revelação do ano: Carolina Esteves; Homenagem por serviços á ABFM: Ivo Batista; Treinadora do ano: Teresa Cardoso; Homenagem apoio ao bodyboard: Açoreana Seguros;
Alunos do Ano: Diogo Lebre e Rafael Saraiva; Homenagem da Direção: Armando Matias.
O ano de 2014 foi um ano marcante para esta Associação. Com 20 anos, e sendo a mais velha Associação de Bodyboard Nacional e mesmo Mundial, teve um ano desportivo onde os seus atletas trouxeram vários títulos nacionais e dois títulos internacionais pela mão de Miguel Adão. Terminou também um projeto de 4 anos consecutivos que trouxe dois europeus de Sub 21 e dois europeus Open e Feminino ás praias da Figueira.
Terminou também o projeto da construção da sua Sede da Escola, pela qual passam todos os anos mais de 500 alunos, sendo hoje das escolas mais importantes do país em termos de bodyboard. A ABFM é dos clubes mais antigos filiados da Federação Portuguesa de Surf e com mais federados em 2014 (com mais de 140 federados apenas em bodyboard).
São 21 anos de aventuras e muitas lutas, mas onde apenas conta a amizade e as ondas perfeitas da Figueira da Foz que ajudam a construir uma das maiores comunidades de Bodyboard, com atletas, treinadores, juízes e dirigentes de nível mundial.
E os seus mais altos dirigentes afirmam em uníssono: “-O futuro só pode ser recheado de ondas perfeitas e maiores conquistas para esta Associação”.

Sem comentários: