sábado, 6 de julho de 2013

Rugby de Praia - Circuito Nacional passa na Figueira da Foz

A DoctorSport e a Câmara Municipal da Figueira da Foz apresentaram a 4ª edição do Figueira Beach Rugby International, que regressa aos areais da Figueira da Foz – praia de Buarcos, nos dias 13 e 14 de Julho. 
O projeto do Figueira Beach Rugby International nasceu em 2010 com o objetivo de criar um grande evento desportivo de verão tendo como main event o torneio internacional de equipas masculinas e femininas. 
A visão e aposta da organização foram sendo reconhecidas não só pelas equipas, mas igualmente por instituições que viram neste evento desportivo, de sucesso, uma forma de potenciar e promover a sua imagem. O crescimento do projeto foi notório e em 2013 o Figueira Beach Rugby International foi convidado para integrar o Circuito Europeu de Beach Rugby, organizado sobre a responsabilidade da Associação Europeia de Beach Rugby. 
Com o objetivo principal de manter a qualidade do evento, a organização continua a garantir o prize money de 3.500€, tornando este torneio no mais “valioso” realizado em Portugal. 
O Lusiaves Figueira Beach Rugby International será o maior evento Ibérico de Beach Rugby jamais organizado, no qual participam 9 países, 50 equipas (36 masculinas e 14 femininas), 20 das quais estrangeiras. Num total de 700 atletas. 
João Ataíde, Presidente da Câmara Municipal, considera que “as condições da Figueira da Foz são excelentes para a prática de desportos ao ar livre. O Rugby é uma modalidade que traz, sem sombra de dúvida, uma dinâmica especial ao areal de Buarcos através da intensa mobilização de atletas e público, criando mais-valias para o concelho e para o seu Turismo”.
 Rui Loureiro, organizador, considera que “este é o ano de afirmação do evento a nível nacional e internacional com o convite para a inclusão no Circuito Europeu da modalidade e com o mote para a criação do Circuito Nacional de Beach Rugby. A presença de 50 equipas, 20 das quais estrangeiras, provenientes de 8 países, faz deste um evento desportivo de referência no panorama nacional, sendo só possível com apoio das instituições que nos apoiam”. 
Ruben Fonseca, administrador da Lusiaves, main sponsor do evento, considera que “a aposta no evento em 2012 superou todas as expectativas, sendo natural a continuidade do apoio a um evento que está alinhado com os valores com os quais a empresa se identifica”. 
Ricardo Nunes, Vice Presidente da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), afirma que “esta etapa do Circuito Nacional e Europeu de Beach Rugby na Figueira da Foz tem todas as condições (experiência da organização, espaço físico do torneio e apoio institucional) para se tornar uma competição de referência do desporto nas praias Portuguesas e de certeza que contribuirá para um Rugby cada vez mais plural e democrático como a Federação pretende”.
 Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, do Grupo Lusiaves e da Federação Portuguesa de Rugby.

Sem comentários: