domingo, 29 de julho de 2012

Bicicletadas: Encontros de Massa Crítica na Figueira da Foz

Uma Massa Crítica (MC) é um passeio coletivo realizado em meios de transporte suaves no centro das cidades. Dado que as bicicletas são o tipo de transporte mais comum, é normal designarem-se estes encontros também por "bicicletadas". Têm como missão tornar as cidades mais ecológicas, promover um estilo de vida saudável e incentivar o uso da bicicleta como transporte.
A Massa Crítica teve origem em San Francisco, EUA em 1992. Atualmente realiza-se em vários países englobando mais de 300 cidades. A origem do nome é americana e deriva de “Critical Mass”. É uma massa (de ciclistas) que pretende promover a bicicleta e a sua utilização. É também uma forma de alertar a população para certas dificuldades dos ciclistas nos seus percursos citadinos e, quem sabe, alertar para a criação de soluções junto dos dirigentes municipais.
Em Portugal a M.C. surgiu pela observação do movimento de ciclistas em vários pontos, mormente na nossa cidade. É uma forma de celebrar a bicicleta e promover a mesma como meio de transporte prático, barato e acessível para as suas deslocações diárias, como ir ao mercado, ao banco, trabalho, compras, etc. As maiores concentrações efectuam-se no Porto e Lisboa. A Figueira da Foz tem excelentes condições para as pessoas se deslocarem de bicicleta pois a sua geografia não oferece grandes dificuldades.
Os passeios são organizados englobando as sugestões de todos que se apresentem no local da reunião antes do passeio. Os circuitos serão urbanos, fáceis e de curta duração (cerca de 1 hora), de modo a serem acessíveis a todas as pessoas, dos mais novos aos mais velhos.
Os encontros da Massa Crítica da Figueira da Foz serão realizados às primeiras 6ªs feiras de todos os meses.

1 comentário:

frederico disse...

O ponto de encontro para as bicicletadas é no meeting point, no largo em frente à entrada do Ténis Clube da Figueira da Foz. 18h, todas as primeiras sextas do mês.

Mais informação na página:
https://www.facebook.com/MassaCriticaFigueiraDaFoz