quinta-feira, 3 de março de 2011

SPORTING ESTAGIA NA FIGUEIRA DA FOZ PARA O MUNDIALITO DE CLUBES DE FUTEBOL DE PRAIA

Na próxima sexta-feira e sábado, 4 e 5 de março, a equipa de Futebol de Praia do Sporting vai realizar um mini-estágio na Figueira da Foz. Trata-se de uma acção de preparação para o I Mundialito de Clubes da modalidade e no areal da praia estarão presentes jogadores como Graça, Madjer e Belchior, assim como o treinador Luís Bilro.
A primeira edição do Mundialito de Clubes de Futebol de Praia terá lugar na Represa de Guarapiranga, em S. Paulo, Brasil, de 19 a 26 de Março. Trata-se de um evento inédito organizado pela Beach Soccer WorldWide e que promete destacar e dinamizar o desempenho dos clubes nas competições internacionais da modalidade.
Portugal será representado nesta competição pela equipa do Sporting Clube de Portugal. Outros oito grandes clubes estão inscritos: o Corinthians, o Flamengo e o Vasco da Gama, do Brasil; o Boca Juniors, da Argentina; o Barcelona, de Espanha; o Lokomotiv, da Rússia; o AC Milão de Itália; e o Seattle Sounders dos EUA.
No sentido de fomentar condições competitivas e equilibradas, o torneio funcionará segundo o conceito dos torneios da NBA e da Major League de Baseball em que os jogadores são seleccionados pelas equipas participantes.
A base da equipa do Sporting será constituída pelos quatro jogadores portugueses: Paulo Graça, Madjer, Alan e Belchior. De acordo com as regras estabelecidas, o Sporting pôde ainda escolher os italianos Corosiniti e Leghissa, os brasileiros Fernando Ddi e Leandro Fanta, o polaco Saganowski e o luso-canadiano Bruno Xavier. O Secretário Técnico do Sporting é Pedro Dias; o treinador, Luís Bilro; e o fisioterapeuta, Kleber Barbão.
O Mundialito de Clubes introduz uma nova era nas competições de futebol de praia. Será a maior prova de clubes até hoje realizada na modalidade e traz consigo um diferente tipo de aspirações e expectativas.
Luís Matoso, representante da Beach Soccer WorldWide em Portugal, crê que esta prova terá uma importância estratégica para a criação, já em 2012, de uma competição internacional de clubes: «Temos esperança de consolidar o desempenho do Sporting, com quem temos já um acordo, e atrair o Benfica e o F.C.P. para, no curto prazo, se juntarem a nós». Ainda segundo Luís Matoso «uma competição como esta ajuda a definir uma época paralela à das seleções nacionais, aumentando o "workflow" da época de futebol de praia».
Luís Bilro, antigo internacional de futebol e de futebol de praia, será o treinador da equipa. Sucede a Johnny Conceição como treinador do Sporting, e revela as mais elevadas expectativas em relação à competição, querendo levar o Sporting ao pódio: «Vamos na disposição de lutarmos para os primeiros lugares. Pelo valor que tem a nossa equipa, assumimos peremptoriamente que seremos candidatos aos três primeiros lugares.»
O secretário técnico do Sporting é Pedro Dias, judoca olímpico em Pequim 2008, que revelou particular satisfação por esta competição ser finalmente concretizada e ir ao encontro das aspirações do clube.
O mini-estágio do Sporting vai ter lugar no areal da Figueira da Foz, com o apoio da Naval 1º de Maio e de outras entidades locais. Os treinos decorrem na sexta-feira das 11h00 às 12h30, e das 16h00 às 17h30, e no Sábado, entre as 10h00 e as 11h30 e entre as 15h30 e as 17h00.
O grupo partirá para o Brasil no dia 7 de Março, e estagiará durante duas semanas em Maringá a convite do respectivo município. Durante o período de preparação no Brasil estão calendarizados três jogos: a 12 de Março, com a selecção do Panamá, em Londrina; a 15 de Março, com a equipa da Londrina Beach Soccer, em Maringá; e a 17 de Março com a selecção da Região Norte, também em Maringá.
A competição contará com o apoio e a cobertura da TV Globo, e todos os jogos poderão ser vistos na Sport Tv e na internet, através do site oficial da Beach Soccer WorldWide.

-------------------------------------------------------------

Entretanto, e realizado o sorteio, constata-se que o Sporting, único clube português a participar na prova ficou inserido no grupo A, nada fácil, juntamente com o Corinthians (Brasil), o Seattle Sounders (EUA) e o Lokomotiv (Rússia, faltando definir uma quarta equipa de um grande clube do Brasil. No grupo B, estão reunidos Vasco de Gama (Brasil), Flamengo (Brasil), Boca Juniors (Argentina), Barcelona (Espanha) e AC Milan (Itália).

Sem comentários: