Festival de Xadrez da Figueira da Foz vai decorrer como já é tradição no Sweet Atlantic Hotel & Spa com participação de jogadores de mais de 20 países!
A Assembleia Figueirense será a entidade promotora do Festival de Xadrez da Figueira da Foz, o mais prestigiado evento de xadrez em Portugal.
O Festival de Xadrez da Figueira da Foz será um ponto de encontro para jogadores de todo o mundo, cultivando a diversidade e a inclusão no desporto e contará com o patrocínio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, da Federação Internacional (FIDE) e da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), da Altri, da Microplásticos e um apoio decisivo e fundamental de alguns hotéis da Figueira da Foz. Desde logo, e como um dos principais mecenas do evento, o Sweet Atlantic Hotel, com um apoio também muito substancial, do Malibu Foz Hotel e apoios que fazem a diferença do Hotel Costa de Prata, do Boutique Hotel Universal e do Hotel Wellington.A organização pretende continuar a marcar a história do xadrez nacional, e entre os jogadores que este ano irá receber na Figueira da Foz, estarão nove Grandes Mestres (duas femininas), nove Mestres Internacionais (uma feminina), e onze Mestres FIDE (duas femininas).
Em 2025 a Figueira da Foz voltará a ser o epicentro do xadrez em Portugal, com mais de uma centena de jogadores, oriundos de mais 20 países, muitos deles pertencendo à elite mundial deste jogo.
Os países com maior número de inscritos serão a Índia com catorze jogadores, e a Espanha com nove.
A nível nacional muitos dos melhores jogadores nacionais, masculinos e femininos, jogarão o “Figueira da Foz Sabir Ali International Tournament”.
O Grande Mestre Elizbar Ubilava, para além de jogar no Torneio Sabir Ali, brindará os presentes no Salão Jardim da Assembleia Figueirense, no dia 8 de novembro, às 16 horas, com uma Master Class sob o título “Dominação - Alma Mater do Xadrez”.
Nos anos 70 do século XX Elizbar Ubilava foi considerado um dos mais fortes jogadores da Geórgia, tendo vencido o Campeonato Nacional de Xadrez em 1974 e 1986. Jogou pela Geórgia nas Olimpíadas de Xadrez de 1992 e a seguir mudou-se para Espanha, onde se cruzou e trabalhou com o futuro campeão Mundial, Viswanathan Anand, por nove anos, entre 1994 e 2005.
Elizbar Ubilava chegou a Mestre Internacional em 1978 e nos anos 80 centrou a sua carreira no papel de treinador, sendo treinador sénior da FIDE (2004). Foi nesse papel que ajudou Nana Ioseliani antes do jogo com Maia Chiburdanidze e foi um dos treinadores de Anatoly Karpov (ELO máximo de 2780) no quarto jogo contra Garry Kasparov, em Sevilha, em 1987. Mais tarde trabalhou com os jogadores Shakhriyar Mamedyarov (ELO máximo de 2820) e Vasif Durarbayli do Azerbaijão para além do já referido campeão do mundo Viswanathan Anand (ELO máximo de 2817).
Tem mais de 40 anos como treinador, tendo treinado mais de 52 Grandes Mestres. Possui mais de 100 títulos internacionais como jogador e os seus pupilos ganharam 4 campeonatos mundiais.
O torneio “Figueira da Foz Sabir Ali International Tournament”, integrado no XIX Festival de Xadrez da Figueira da Foz, decorrerá de 9 a 16 de novembro, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, prometendo intensas competições e momentos marcantes no panorama do xadrez internacional.
A cerimónia oficial de abertura do Festival acontecerá no sábado dia 8 de novembro, pelas 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Figueirense, e constará de:
Excerto adaptado do espetáculo "Não sou tão só", Miguel Babo e Luís Sousa com o Grupo Musical "Etos Vocal Ensemble"; e apresentação do XIX Festival Internacional da Figueira da Foz e de alguns dos Grandes Mestres presentes na prova.
A cerimónia de encerramento do Festival será no domingo de 16 de novembro, pelas 16h30 horas, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, com a entrega dos prémios do Torneio.
Sem comentários:
Enviar um comentário