*Página complementar do Jornal Weblog Diário O PALHETAS NA FOZ -- Figueira da Foz -- Portugal -- Europa*
terça-feira, 25 de novembro de 2025
quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Competições de Mega Salto e Mega Lançamento dinamizadas pelo Grupo de Educação Física da Escola João de Barros
Realizaram-se ontem, quarta-feira dia 19 de novembro, as competições de Mega Salto e Mega Lançamento – Vortex (fase escola) da Escola Básica João de Barros, as quais se evidenciaram pelo excelente convívio desportivo!As condições climáticas foram ótimas, tendo os alunos do 1º Ciclo sido acompanhadas na prova de Mega Salto pelos seusatentos professores. Provas dinamizadas pelo Grupo de Educação Física, com a excelente colaboração dos seguintes alunos:
Da parte da manhã: 8.º A – Miguel Amado e Sofia Ferreira; 8.º C – Sarah Morgado e Tomás Dias e do 8.º D, Susana Rainho; Da parte da tarde: 9.º B – Beatriz Figuiredo, Tobias Ayala, Idelmary, Tiago Ayala; 9.º C, Natal Mourão e 9.º D, Mathias Ganhitas, Leonor Dias e Mariana Garcia.
Destacam-se os primeiros classificados nos diversos escalões:
MEGA SALTO:
No 1º Ciclo: Inf A Feminino – 1.º – Laura Grilo (3.51) - 4.º C – Abadias; 2.º – Catarina Mendes – 4.º C - S. Julião /Tavarede e 3.º – Júllya Nunes - 4.ºE - S. Julião /Tavarede. Inf A Masculino – 1.º – Asafe Silva (4.05) – 4.º E – S. Julião /Tavarede; 2.º – Tomás Morais- 4.º C – S. Julião /Tavarede e 3.º – Rodrigo Grilo – 4.º C – Abadias.
Inf A Feminino – 1.º - Marta Grilo (3.75) – 5.º 3; 2.º - Leonor – 5.º 5 e 3.º - Matilde Amaral – 5.º 6. Inf A Masculino – 1.º - Francisco (3.95) – 5.º 13; 2.º - Diogo Marques – 5.º 7 e 3.º – Telmo Fernandes – 5.º 10.
Inf B Feminino – 1.º - Sara Soares (4.20) – 6.º 8; 2.º – Teresa Crisanto – 6.º 2 e 3.º – Isis Ramos – 7.º A. Inf B Masculino – 1.º - Félix Yu (4.70) – 6.º 12; 2.º - Murillo Costa- 6.º 6 e 3.º - Matheus Rodrigues – 6.º 8.
Iniciado Feminino – 1.º -Emanuelly Gabriel (4.27) – 7.º B; 2.º - Violeta Antunes – 8.º C e 3.º - Sara Soares – 9.º B. Iniciado Masculino – 1.º - Tomás Marcelo (4.91) - 9.º E; 2.º - Marlon Neves – 8.º B e 3.º - David Coelho – 7.º C.
Juvenil Feminino – 1.º - Maria Esteves (3.80) – 9.º B; 2.º - Sofia Santos – 9.º A e 3.º - Sophia Santos - 8.º D. Juvenil Masculino – 1.º - Diego Silva (5.43) - 8.º C; 2.º - André Gomes – 9.º D e 3.º - Simão Farinha – 9.º A.
MEGA LANÇAMENTO -VORTEX:
Inf A Feminino – 1.º Marciane Ferraz (24.94) – 6.º 3; 2.º - Marta Assunção – 5.º 4 e 3.º - Yasmin Olveira – 5.º 6. Inf A Masculino – 1.º Enzo Ermidas (38.10) – 5.º 4; 2.º - Francisco Oliveira – 5.º 13 e 3.º - Santiago Guerra – 5.º 8.
Inf B Feminino – 1.º Isis Ramos (33.80) – 7.º A; 2.º – Mafalda Belo – 6.º 7 e 3.º – Mel Oliveira – 6.º 8. Inf B Masculino – 1.º – Murillo Costa (43.55) – 6.º 6; 2.º – Pierre Sousa – 6.º 9 e 3.º - Ségio Alzate – 6.º 12.
Iniciado Feminino – 1.º - Lara Dias (23.94) – 9.º D; 2.º – Ina Bugel – 9.º A e 3.º Marta Ventura – 9.º C. Iniciado Masculino – 1.º – David Gaspar (54.16) – 9.º A; 2.º - Tomás Marcelo – 9.º E e 3.º - David Coelho – 7.º C.
Juvenil Feminino 1.º – Maria Esteves (27.95) – 9.º B e 2.º – Sophia Santos – 8.º D. Juvenil Masculino – 1.º – Thiago Ayala (57.19) – 9.º B; 2.º - Ivan Mano – 9.º E e 3.º – Gabriel Santos – 9.º D.
Muitos parabéns, a todas/os, pelas ótimas marcas obtidas!
domingo, 9 de novembro de 2025
Atletas da Naval Remo elevam a Figueira da Foz aos top's do Mundo!
DINIS OLIVEIRA NO TOP 5 DO MUNDIAL DE BEACH SPRINT
O atleta da Associação Desportiva Naval Remo (ADNR) Dinis Oliveira, alcançou este sábado, pela Seleção Nacional de Remo Mar, o 5º lugar no Campeonato do Mundo de Beach Sprint 2025 (categoria de CJM1x) numa prova que está a decorrer em Antalya, Turquia.Depois de vencer o Knockout frente ao atual vice-campeão da Europa, da Estónia, com o tempo de 2:36.21, Dinis Oliveira passou para os quartos de final. Nesta prova, disputada hoje frente ao atleta da seleção espanhola, o jovem figueirense alcançou o 5.º lugar na categoria CJM1x, com o tempo de 2:30:05.
“Há poucos meses nem sequer imaginava estar aqui, no Mundial. Ainda noto alguma falta de experiência, mas sei que com o tempo chego lá! Mas, acima de tudo estou muito empolgado para continuar a trabalhar e chegar ao pódio”, refere Dinis Oliveira após terminar a prova.
“Hoje o Dinis Oliveira terminou a sua participação no Mundial de Beach Sprints alcançando o 5º lugar na classificação geral, mais um excelente resultado para a Naval, a Figueira da Foz e para o Remo Nacional. Estamos muito orgulhosos por este resultado, mas estamos ainda mais felizes pelo nosso atleta Dinis Oliveira, discreto, humilde, rigoroso, esforçado e com uma vontade e atitude que só os grandes Atletas têm… parabéns Dinis, és um exemplo como Atleta e como Pessoa e este palco é inteiramente merecido”, realçou o presidente da Naval Remo, Nelson Silva.
Natural da Figueira da Foz Dinis Oliveira entrou para a Naval Remo no verão de 2019, com 12 anos, para frequentar o Campo de Férias. Acompanhado pelo irmão, o Dinis quis ficar no Clube e ser atleta de Remo.
“Eu era uma criança quando vim para aqui [a Naval]. Passei toda a minha adolescência na Naval Remo. Foi aqui que cresci. Tudo aquilo que eu sou, tudo aquilo que eu faço é à volta do Remo, por causa do Remo”, recorda, sublinhando a importância que o Remo teve, e tem, na sua vida.
“O Remo fez de mim uma pessoa muito melhor. Ao longo destes anos cresci muito como pessoa, como atleta. Ao praticar desporto conseguimos ir mais longe, descobrimos o nosso limite. Neste momento, o Remo é a base de tudo”, frisa.
Quanto ao futuro: “Temos na Naval um projeto muito interessante e quero continuar a fazer parte dele. Porque, no fundo, foi na Naval que eu cresci e quero continuar a crescer”, realça Dinis Oliveira.
….............................................
PATRÍCIA BATISTA E AFONSO COSTA NO TOP 4 DO MUNDIAL BEACH SPRINTOs atletas da Associação Desportiva Naval Remo (ADNR), Patrícia Batista e Afonso Costa, alcançaram, pela Seleção Nacional de Remo Mar, o 4º lugar no Campeonato do Mundo de Beach Sprint 2025, uma prova realizada em Antalya, Turquia.
“Nos quartos de final, Portugal venceu a Tunísia com o tempo de 2:17.58 contra 2:21.61, avançando para as meias-finais. Na semifinal A/B, Portugal protagonizou uma regata muito equilibrada com os Estados Unidos, terminando com o tempo de 2:17.45, face aos 2:16.16 dos norte-americanos”, realça a Federação Portuguesa de Remo.
Na final B, na qual é decidida a atribuição da medalha de bronze, Portugal encontrou a França num confronto intenso, no qual a equipa francesa levou a melhor, vencendo com 2:19.96 contra 2:22.40 da dupla portuguesa.
“A Patrícia e o Afonso estão entre as 4 melhores duplas do mundo e isto é um excelente resultado para a Naval, para a Figueira da Foz e para Portugal. Não há outra forma de dizer isto: os nossos atletas são mesmo especiais e mereciam mais pelo esforço e dedicação diária, colocando os treinos e as competições antes de tudo nas suas vidas”, destaca o presidente da Naval Remo, Nelson Silva.
“Mas isto é apenas uma etapa num caminho que é longo e se hoje somos todos Patrícia e Afonso… amanhã e sempre voltaremos a ser Patrícia e Afonso, porque eles merecem todo o nosso apoio e a nossa admiração. Parabéns por mais uma participação no Mundial de Remo de Mar, a qual os atletas, familiares, amigos, corpo técnico e Direção reputam como excelente e de elevado mérito.
Uma palavra de apreço para o Pedro Fraga, atleta da Naval e também selecionador nacional, pelo excelente trabalho que está a desenvolver fazendo votos que as próximas participações da equipa nacional possam ser coroladas com os sucessos e alegrias que todos desejam”, sublinha Nelson Silva.
A equipa Nacional termina o Mundial de Beach Sprint 2025 com as seguintes classificações:
4º lugar em CMix2x Afonso Costa e Patrícia Batista (Naval Remo); 5º lugar em CJM1x Dinis Oliveira (Naval Remo); 9º lugar em CW1x Bruna Parente (VRL).
Recorde-se que no passado dia 12 de outubro, Patrícia Batista e Afonso Costa sagraram-se campeões da Europa de double scull misto (CMix2x) de remo de mar, uma prova que decorreu também em Antalya, na Turquia.
quarta-feira, 5 de novembro de 2025
Festival de Xadrez da Figueira da Foz vai decorrer como já é tradição no Sweet Atlantic Hotel & Spa com participação de jogadores de mais de 20 países!
A Assembleia Figueirense será a entidade promotora do Festival de Xadrez da Figueira da Foz, o mais prestigiado evento de xadrez em Portugal.
O Festival de Xadrez da Figueira da Foz será um ponto de encontro para jogadores de todo o mundo, cultivando a diversidade e a inclusão no desporto e contará com o patrocínio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, da Federação Internacional (FIDE) e da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), da Altri, da Microplásticos e um apoio decisivo e fundamental de alguns hotéis da Figueira da Foz. Desde logo, e como um dos principais mecenas do evento, o Sweet Atlantic Hotel, com um apoio também muito substancial, do Malibu Foz Hotel e apoios que fazem a diferença do Hotel Costa de Prata, do Boutique Hotel Universal e do Hotel Wellington.A organização pretende continuar a marcar a história do xadrez nacional, e entre os jogadores que este ano irá receber na Figueira da Foz, estarão nove Grandes Mestres (duas femininas), nove Mestres Internacionais (uma feminina), e onze Mestres FIDE (duas femininas).
Em 2025 a Figueira da Foz voltará a ser o epicentro do xadrez em Portugal, com mais de uma centena de jogadores, oriundos de mais 20 países, muitos deles pertencendo à elite mundial deste jogo.
Os países com maior número de inscritos serão a Índia com catorze jogadores, e a Espanha com nove.
A nível nacional muitos dos melhores jogadores nacionais, masculinos e femininos, jogarão o “Figueira da Foz Sabir Ali International Tournament”.
O Grande Mestre Elizbar Ubilava, para além de jogar no Torneio Sabir Ali, brindará os presentes no Salão Jardim da Assembleia Figueirense, no dia 8 de novembro, às 16 horas, com uma Master Class sob o título “Dominação - Alma Mater do Xadrez”.
Nos anos 70 do século XX Elizbar Ubilava foi considerado um dos mais fortes jogadores da Geórgia, tendo vencido o Campeonato Nacional de Xadrez em 1974 e 1986. Jogou pela Geórgia nas Olimpíadas de Xadrez de 1992 e a seguir mudou-se para Espanha, onde se cruzou e trabalhou com o futuro campeão Mundial, Viswanathan Anand, por nove anos, entre 1994 e 2005.
Elizbar Ubilava chegou a Mestre Internacional em 1978 e nos anos 80 centrou a sua carreira no papel de treinador, sendo treinador sénior da FIDE (2004). Foi nesse papel que ajudou Nana Ioseliani antes do jogo com Maia Chiburdanidze e foi um dos treinadores de Anatoly Karpov (ELO máximo de 2780) no quarto jogo contra Garry Kasparov, em Sevilha, em 1987. Mais tarde trabalhou com os jogadores Shakhriyar Mamedyarov (ELO máximo de 2820) e Vasif Durarbayli do Azerbaijão para além do já referido campeão do mundo Viswanathan Anand (ELO máximo de 2817).
Tem mais de 40 anos como treinador, tendo treinado mais de 52 Grandes Mestres. Possui mais de 100 títulos internacionais como jogador e os seus pupilos ganharam 4 campeonatos mundiais.
O torneio “Figueira da Foz Sabir Ali International Tournament”, integrado no XIX Festival de Xadrez da Figueira da Foz, decorrerá de 9 a 16 de novembro, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, prometendo intensas competições e momentos marcantes no panorama do xadrez internacional.
A cerimónia oficial de abertura do Festival acontecerá no sábado dia 8 de novembro, pelas 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Figueirense, e constará de:
Excerto adaptado do espetáculo "Não sou tão só", Miguel Babo e Luís Sousa com o Grupo Musical "Etos Vocal Ensemble"; e apresentação do XIX Festival Internacional da Figueira da Foz e de alguns dos Grandes Mestres presentes na prova.
A cerimónia de encerramento do Festival será no domingo de 16 de novembro, pelas 16h30 horas, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, com a entrega dos prémios do Torneio.
Torneio que pode ser acompanhado no site (https://xadrezfigueira.mfbpro.com/).
terça-feira, 4 de novembro de 2025
Estreia histórica da equipa Masters feminina do Sporting Figueirense na III Liga Masters
No passado sábado, o Sporting Figueirense viveu uma noite memorável com a estreia oficial da sua equipa Masters feminina na III Liga Masters.
O encontro teve lugar frente ao SC Coimbrões, bicampeão da competição, que amadrinhou esta estreia com espírito desportivo e camaradagem, tendo o resultado expressado essas vincadas diferenças: 39 – 69.Apesar de ser a primeira participação das Figueirenses nesta liga, a equipa demonstrou uma atitude competitiva notável, mantendo o jogo equilibrado até ao terceiro quarto e deixando claro que poderá vir a ser uma adversária de peso na competição. A entrega e a paixão pelo jogo foram evidentes em cada jogada.
Este momento foi ainda mais especial por contar com atletas que regressaram ao campo após cerca de uma década afastadas da prática do basquetebol. A emoção do reencontro com o desporto e o orgulho de representar o Sporting Figueirense marcaram profundamente esta estreia.
A direção do clube enaltece o esforço, dedicação e espírito de equipa demonstrados pelas atletas, e acredita que esta nova formação Masters será uma referência no panorama do basquetebol.
O Sporting Figueirense felicita todas as envolvidas e agradece o apoio dos adeptos que tornaram esta noite inesquecível.
Atleta da Naval Remo representou a Seleção Naiconal na Coupe la Jeunesse Beach Sprint em Cádiz ficando no Top 8
O atleta da Associação Desportiva Naval Remo (ADNR) José Azevedo integrou a equipa da Seleção Nacional de Remo que esteve a participar na Coupe de la Jeunesse Beach Sprint, realizada este fim de semana em La Línea, Cádis.
Após um bom Time Trial e vitória na fase de Knockout, o atleta da Naval chegou aos quartos de final, onde foi superado pelo atleta da Chéquia, obtendo um lugar no Top 8 da edição de 2025 da Coupe de la Jeunesse Beach Sprint. “É uma enorme satisfação estarmos a obter estes resultados: é sinal do bom trabalho que a Federação Portuguesa de Remo tem vindo a desenvolver com todos os seus atletas, seja em remo de mar ou de pista” frisou o treinador figueirense José Canhola que, a par com o treinador Rui Oliveira do Sport Clube acompanhou a equipa da Seleção Nacional a Cádis.
E acrescentou: “É uma alegria ao ver que os meus atletas participam, com regularidade, em provas onde representam a Seleção Nacional, seja de mar ou de pista”.
Esta alegria e satisfação é também partilhada pelo presidente da ADNR: “A Coupe de la Jeunesse Beach Sprint é uma prova muito importante para estes jovens atletas. É uma oportunidade de aprendizagem e crescimento importante para todos e que nós, enquanto Clube, tudo faremos para que a progressão, neste caso do José Azevedo, seja feita de forma sólida e estruturada”, refere Nelson Silva.
Subscrever:
Comentários (Atom)









