Atletas da Naval Remo sagram-se vice-campeões europeus e equipa de canoagem arrecada 9 medalhas na Final Nacional de Primeiras Pagaiadas
Afonso Santos e Pedro Rodrigues são vice-campeões da Europa sub-23
Este domingo, dia 7, Portugal alcançou a medalha de prata na prova de quadriscull (BM4x) do Campeonato da Europa sub-23 de remo, realizado em Racice, na República Checa.
A equipa nacional – composta por Afonso Santos (Associação Desportiva Naval Remo), Diogo Gonçalves (Clube Fluvial Portuense), Pedro Rodrigues (Associação Desportiva Naval Remo) e Tomás Neves (Académica de Coimbra) – terminou a prova em 5.57,15 minutos, garantindo a segunda posição após um emocionante photo finish frente à Polónia (que registou exatamente o mesmo tempo) apenas superados pela tripulação de atletas independentes, que cortou a meta em 05.54,23.
“A conquista da prata no Campeonato Europeu por parte do Pedro Rodrigues e pelo Afonso Santos é um feito marcante que eleva o nome do Clube e da Cidade da Figueira da Foz ao mais elevado patamar do Remo Internacional.
Não há palavras para descrever a grandeza destes atletas que abdicam da sua vida pessoal e profissional para se dedicar a tempo inteiro a uma modalidade, onde o retorno é apenas o orgulho e a satisfação pessoal e coletiva. Atletas como o Pedro e o Afonso deviam merecer todo o nosso apoio e não é somente motivacional... não pode ser apenas nos momentos em que ganham medalhas, é também quando as coisas correm menos bem, quando, apesar de tudo, os resultados não aparecem, quando a vida que nos rodeia parece ser muito mais fácil e apelativa, porque este Atletas de Alta Competição do Remo são um exemplo de entrega, esforço, dedicação e perseverança. Parabéns ao Pedro e ao Afonso e ao seu treinador José Canhola”, refere o presidente da ADNR, Nelson Silva.
À chegada a Portugal, ao aeroporto do Porto, a equipa nacional de Remo, treinada por José Velhinho e John West, tinha à sua espera, para além da família, o presidente da Federação Portuguesa de Remo, Luís Faria, e os atletas navalistas Afonso Santos e Pedro Rodrigues foram recebidos em festa pelos amigos e colegas do clube assim como pelo treinador José Canhola.
“Estou muito orgulhoso do Afonso e do Pedro. Temos vindo a construir uma equipa nacional consistente e isso tem dado resultados. As medalhas têm aparecido e estamos claramente no bom caminho que passa por continuar a desenvolver a modalidade em Portugal” realçou o técnico José Canhola, aquando da chegada dos atletas a Portugal.
Sabia que os 4 atletas são da Região Centro? Afonso Santos, Pedro Rodrigues e Tomás Neves são os 3 naturais da Figueira da Foz. E o Diogo Gonçalves tem raízes em Pereira (concelho de Montemor-o-Velho).
…................................
Equipa de Canoagem da Naval Remo arrecadou 9 medalhas na Final Nacional de Primeiras Pagaiadas
A equipa de Canoagem da Associação Desportiva Naval Remo (ADNR) participou no transato fim de semana (6 e 7 setembro) na Final Nacional das Primeiras Pagaiadas, realizada na Praia Fluvial do Faial, Vila do Prado, obtendo 6 ouros, 2 pratas e 1 bronze.
Na classificação geral por clubes, a ADNR ocupa o 4º lugar, entre 25 clubes).
“A Naval ficou classificada em 4º lugar numa competição a nível Nacional, alcançando ainda os objetivos fixados internamente para a modalidade. Que satisfação é ver um projeto como a Escola da Canoagem, que apenas se iniciou há cerca de 4 anos, a florescer e a apresentar resultados a nível nacional. É o culminar de uma época na Canoagem que vai crescendo e se consolidando como uma aposta ganha. Apesar de muito jovens o compromisso, o esforço e a dedicação são ímpares, só podendo ter uma consequência que se tem traduzido nos bons resultados alcançados. Parabéns a todos os atletas da Canoagem, bem como ao treinador Andy Morales”, destacou Nelson Silva, presidente da ADNR.
Resultados:
K1 Menor Feminino 1º Ano, 2ª Maria Menezes Paiva; K1 Iniciado Masculino A, 1º Francisco Bicho; K1 Iniciado Masculino B, 8º Sviatayar Bykousk; K1 Infantil Feminino, 1ª Luna Alves / 2ª Luiza Gonçalves; K1 Iniciado Feminino B, 1º Sara Mota; C1 Infantil Masculino, 1º Daniil Molchanov; K1 Infantil Masculino B, 1º Kayki Padilha / 5º Gabriel Rainho; K2 Iniciado Masculino, 3º Francisco Bicho Dias / Francisco Paiva Mendes; K2 Infantil Feminino, 1ª Luna Alves / Luiza Gonçalves.
Sem comentários:
Enviar um comentário