*Página complementar do Jornal Weblog Diário O PALHETAS NA FOZ -- Figueira da Foz -- Portugal -- Europa*
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
segunda-feira, 22 de setembro de 2025
Figueira da Foz no epicentro do surfski com estreia de uma regata inovadora a cativar atletas e público!
O Surfski Lifesaving Portugal 2025 estreou-se ontem, domingo dia 21, na Praia do Forte, Figueira da Foz, proporcionando uma grande jornada desportiva sob um céu azul e sol intenso. A regata inovadora no panorama nacional reuniu 25 equipas e mais de 120 atletas de 12 clubes, que competiram num formato dinâmico de sprint em praia e água, com a modalidade de Surfski em destaque.
A competição, que incluiu provas individuais de Nelo 510 Lifesaving e SUP Lifesaving, teve o seu ponto alto nas desafiantes estafetas Nelo 400. Este formato inovador, testado pela primeira vez em Portugal, foi aclamado pela sua capacidade de gerar um espírito de equipa distinto na canoagem.
Atleta Maria Rei da Seleção Nacional também participou nesta
prova!
André Santos, Presidente da Associação de Canoagem do Centro (ACC), sublinhou o sucesso: "Conseguimos fazer o que tínhamos planeado: uma regata de estafetas inclusiva no Nelo 400 e as provas individuais no 510. Foi um balanço muito positivo, especialmente porque este formato de estafetas foi a primeira vez em Portugal e o maior desafio organizativo."

Atleta Maria Rei da Seleção Nacional também participou nesta prova!
A vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), Rita Batista, reforçou a importância estratégica deste evento. "É um formato que internacionalmente é muito reconhecido e que tem tudo para ser um sucesso em Portugal. Para além do potencial desportivo, pedagogicamente é excelente para captar jovens para a modalidade, dada a proximidade com o mar”, disse a responsável. A inclusão de pelo menos um elemento feminino e a representação de três escalões etários diferentes nas estafetas foram fatores-chave para a integração e diversidade, perspetivando que "no próximo ano vamos duplicar o número de clubes participantes, acredito que este formato vai crescer muito."
Nelson Silva, Presidente da Associação Desportiva Naval Remo (ADNR), partilhou o orgulho pela organização exemplar. "A Regata Surfski Lifesaving Portugal 2025 foi uma excelente jornada de Canoagem com uma organização exemplar e um formato de Regatas que muito agradou aos mais de 120 Atletas participantes." O trabalho conjunto da Associação de Canoagem do Centro e da Associação Desportiva Naval Remo recebeu rasgados elogios dos clubes e da FPC, reafirmando o compromisso de "para o próximo ano voltar a Organizar esta Regata com mais clubes e mais Atletas participantes, porque definitivamente a modalidade de Canoagem chegou à Figueira da Foz."
Destaques de Pódio e Emoção nas Ondas
A adrenalina esteve presente desde as largadas na areia até ao percurso rápido na água, culminando em resultados que demonstram a qualidade e o empenho dos participantes.
Resultados ADNR:
SUPC Misto: 2ª Leonor Serodio, 3ª Maria Duarte;
510 Master A Masc: 5º Bruno Coelho;
510 Júnior Masc: 4º Bernardo Figueira;
1º lugar Clubes: Associação Canoagem Cacia;
Final Equipas 400: 1º RioNeiva-ADA com Hugo Caseiro de Carvalho / Leonardo Kersten / Gabriel Ribeiro / Inês Carapinha; 2º ACCacia, com Maria Rei / Tiago Henriques / Gustavo Duarte / André Santos; 3º CMCostaSol, com Badacar Diop / Ana Gonçalves Batista, SCAveiro:Nolan Marcelino / Francisco Raimundo Batista.
A prova de Surfski Lifesaving Portugal 2025, organizada pela Associação de Canoagem do Centro e Associação Desportiva Naval Remo – com o apoio Nelo Kayaks, Federação Portuguesa de Canoagem, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Administração do Porto da Figueira da Foz, Capitania do Porto da Figueira da Foz, Jet7.5, – demonstrou o potencial da Figueira da Foz para se firmar como um polo da modalidade. O compromisso de regressar em 2026 com uma segunda edição já está assente, prometendo mais clubes, mais atletas e, certamente, mais emoção.
Apoios Essenciais
A concretização do evento só foi possível graças ao apoio fundamental de diversos parceiros. Um agradecimento especial à Nelo Kayaks, que cedeu todas as embarcações, e à Cevadas, pela carrinha de street food que deliciou centenas de pessoas com iguarias confecionadas pela equipa da Naval. Os apoios do Supermercado E-leclerc, do Restaurante Figueirense Jet7.5 e da Delta foram igualmente cruciais.
O balanço destaca o trabalho incansável da equipa da Naval, quer na vertente desportiva, quer organizativa e logística.
domingo, 21 de setembro de 2025
Subida do Mondego organizada pelo Clube Náutico Figueira da Foz reuniu quatro dezenas de velejadores
O Clube Náutico da Figueira da Foz (CNAFF) realizou no passado dia 13 de setembro a sua XX Subida do Mondego, um evento que reuniu cerca de duas dezenas de embarcações e quatro dezenas de velejadores numa jornada marcada pelo desporto e, sobretudo, pela emoção e memória.A prova teve início na Marina Eng. António Duarte Silva, com o percurso a incluir uma boia de desmarque na entrada da barra da Figueira da Foz, antes de rumar a montante até `às instalações do Centro Náutico do Ginásio Clube Figueirense.
Apesar do vento fraco os velejadores demonstraram a sua perícia e paixão pelo desporto superando o desafio e concluindo a prova com sucesso.
Um dos momentos mais tocantes do dia ocorreu antes do período de confraternização, em memória do dirigente do Clube Carlos Manuel Lema Pelicano, que faleceu no passado dia 10 de setembro. No local foi realizada uma sentida homenagem e um minuto de silêncio na presença de todos os participantes. Um tributo que evidenciou o espírito familiar e o profundo respeito que une a comunidade náutica da Figueira da Foz.
No final, os velejadores fizeram o percurso de regresso às instalações do CNAFF, concluindo mais uma edição desta emblemática prova que reforça a ligação da cidade ao seu rio e ao mar.
quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Atletas da Naval Remo sagram-se vice-campeões europeus e equipa de canoagem arrecada 9 medalhas na Final Nacional de Primeiras Pagaiadas
Afonso Santos e Pedro Rodrigues são vice-campeões da Europa sub-23
Este domingo, dia 7, Portugal alcançou a medalha de prata na prova de quadriscull (BM4x) do Campeonato da Europa sub-23 de remo, realizado em Racice, na República Checa.
A equipa nacional – composta por Afonso Santos (Associação Desportiva Naval Remo), Diogo Gonçalves (Clube Fluvial Portuense), Pedro Rodrigues (Associação Desportiva Naval Remo) e Tomás Neves (Académica de Coimbra) – terminou a prova em 5.57,15 minutos, garantindo a segunda posição após um emocionante photo finish frente à Polónia (que registou exatamente o mesmo tempo) apenas superados pela tripulação de atletas independentes, que cortou a meta em 05.54,23.
“A conquista da prata no Campeonato Europeu por parte do Pedro Rodrigues e pelo Afonso Santos é um feito marcante que eleva o nome do Clube e da Cidade da Figueira da Foz ao mais elevado patamar do Remo Internacional.
Não há palavras para descrever a grandeza destes atletas que abdicam da sua vida pessoal e profissional para se dedicar a tempo inteiro a uma modalidade, onde o retorno é apenas o orgulho e a satisfação pessoal e coletiva. Atletas como o Pedro e o Afonso deviam merecer todo o nosso apoio e não é somente motivacional... não pode ser apenas nos momentos em que ganham medalhas, é também quando as coisas correm menos bem, quando, apesar de tudo, os resultados não aparecem, quando a vida que nos rodeia parece ser muito mais fácil e apelativa, porque este Atletas de Alta Competição do Remo são um exemplo de entrega, esforço, dedicação e perseverança. Parabéns ao Pedro e ao Afonso e ao seu treinador José Canhola”, refere o presidente da ADNR, Nelson Silva.
À chegada a Portugal, ao aeroporto do Porto, a equipa nacional de Remo, treinada por José Velhinho e John West, tinha à sua espera, para além da família, o presidente da Federação Portuguesa de Remo, Luís Faria, e os atletas navalistas Afonso Santos e Pedro Rodrigues foram recebidos em festa pelos amigos e colegas do clube assim como pelo treinador José Canhola.
“Estou muito orgulhoso do Afonso e do Pedro. Temos vindo a construir uma equipa nacional consistente e isso tem dado resultados. As medalhas têm aparecido e estamos claramente no bom caminho que passa por continuar a desenvolver a modalidade em Portugal” realçou o técnico José Canhola, aquando da chegada dos atletas a Portugal.
Sabia que os 4 atletas são da Região Centro? Afonso Santos, Pedro Rodrigues e Tomás Neves são os 3 naturais da Figueira da Foz. E o Diogo Gonçalves tem raízes em Pereira (concelho de Montemor-o-Velho).
…................................
Equipa de Canoagem da Naval Remo arrecadou 9 medalhas na Final Nacional de Primeiras Pagaiadas
A equipa de Canoagem da Associação Desportiva Naval Remo (ADNR) participou no transato fim de semana (6 e 7 setembro) na Final Nacional das Primeiras Pagaiadas, realizada na Praia Fluvial do Faial, Vila do Prado, obtendo 6 ouros, 2 pratas e 1 bronze.
Na classificação geral por clubes, a ADNR ocupa o 4º lugar, entre 25 clubes).
“A Naval ficou classificada em 4º lugar numa competição a nível Nacional, alcançando ainda os objetivos fixados internamente para a modalidade. Que satisfação é ver um projeto como a Escola da Canoagem, que apenas se iniciou há cerca de 4 anos, a florescer e a apresentar resultados a nível nacional. É o culminar de uma época na Canoagem que vai crescendo e se consolidando como uma aposta ganha. Apesar de muito jovens o compromisso, o esforço e a dedicação são ímpares, só podendo ter uma consequência que se tem traduzido nos bons resultados alcançados. Parabéns a todos os atletas da Canoagem, bem como ao treinador Andy Morales”, destacou Nelson Silva, presidente da ADNR.
Resultados:
K1 Menor Feminino 1º Ano, 2ª Maria Menezes Paiva; K1 Iniciado Masculino A, 1º Francisco Bicho; K1 Iniciado Masculino B, 8º Sviatayar Bykousk; K1 Infantil Feminino, 1ª Luna Alves / 2ª Luiza Gonçalves; K1 Iniciado Feminino B, 1º Sara Mota; C1 Infantil Masculino, 1º Daniil Molchanov; K1 Infantil Masculino B, 1º Kayki Padilha / 5º Gabriel Rainho; K2 Iniciado Masculino, 3º Francisco Bicho Dias / Francisco Paiva Mendes; K2 Infantil Feminino, 1ª Luna Alves / Luiza Gonçalves.
Regata dos 190 anos da ACIFF contou com meia centena de participantes
No passado sábado dia 6 de setembro realizou-se a Regata Comemorativa dos 190 anos da ACIFF, que contou com o apoio da CELBI, Administração do Porto da Figueira da Foz e Município da Figueira da Foz, bem como o CNAFF e a Escola Profissional da Figueira da Foz.A Baía Oceânica, palco da iniciativa, teve a participação de embarcações da Classe Cruzeiro e de Vela Ligeira, tendo a prova contado com perto de 50 participantes.Os prémios foram entregues pelos representantes das entidades apoiantes e do Capitão do Porto, tendo como vencedores na Vela Ligeira o Snipe no Escritório - Jaime Baptista e João Gil (CNAFF/Mentor), o 2° lugar para Europe - Pascal Brenneis (CNAFF) e 3° lugar para Laser STD - Peerke Kortekaas (CNAFF).
Quanto à classe Cruzeiro o 1° lugar foi atribuído ao Indelével Porto da Figueira da Foz - Jorge Bartolo (Mentor); o 2° lugar Larimar - José Santos (CNAFF) e o 3° lugar - Pocket Rocket - Diogo Gameiro (CNAFF).
segunda-feira, 8 de setembro de 2025
Concentração Motard Srs. Da Paciência está de volta 9 anos depois no Largo da Feira Nova em Maiorca
O Grupo Motard Srs. da Paciência foi criado em 1998 por um grupo de amigos que tinha em comum o gosto pelo mundo motociclístico.
Inicialmente reuniam-se semanalmente no “Alambique Bar” onde planeavam as suas atividades. A proximidade com a Capela do Divino Senhor da Paciência, acabou por dar o nome ao Grupo Motard de Maiorca. Foram fundadores deste Grupo Motard Leonel Rodrigues, Delfim Maia, António Carvalho, Paulo Cabete e Rui Ferreira; tendo sido Paulo Cabete o primeiro presidente da direção. Das atividades que se foram realizando no início do Grupo, salientam-se os passeios, o aniversário a 10 de junho, o convívio de Natal e a participação nas Festas da Freguesia.Com o passar dos anos, o número de associados do Grupo Motard, foi crescendo, começando alguns dos seus elementos a participar em concentrações realizadas por todo o país, e surgiu a vontade de se organizar uma concentração motard em Maiorca para receber vários grupos motards que o Grupo Motard Srs. da Paciência visitava.
Em setembro de 2008, é organizada a 1ª Concentração Motard Srs. Da Paciência, que se realizou de forma ininterrupta, no recinto da Feira Nova de Maiorca, no 2º fim de semana de setembro, até 2016.
Desde novembro de 2023, que o Grupo Motard Srs. da Paciência é presidido a nível da Direção por Rafael Carvalho, sendo a Assembleia Geral presidida por Leonel Rodrigues e o Conselho Fiscal por Mário Pinto, tendo este Grupo voltado a ter uma atividade regular, com a realização do seu aniversário, passeio dos Pais Natais e participação em vários Concentrações Motards e Convívios de Grupos desta Natureza, bem como a colaboração com outros eventos na Freguesia de Maiorca.
Após nove anos sem se realizar, este ano de 2025, vai se X Concentração Motard dos SRS Paciência nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Largo da Feira Nova de Maiorca, com entrada livre. Devem ser feitas as inscrições para as refeições, que se vão realizar na Casa do Povo de Maiorca; haverá uma zona de Campismo, no Parque do Lago e todos os inscritos poderão usufruir da Piscina Municipal de Maiorca.
Vem viver três dias de muita adrenalina, convívio e boa música!
Programa:
Sexta-feira 12 de setembro: Concerto com o Grupo C.R.F. E Dj MoniKe;
Sábado 13 de setembro: Passeio pelo Concelho BikeWash - Música ao vivo com Rock N’ Riderss e For Fighters Striptease - DJ Cool;
Domingo 14 de setembro: Pequeno-almoço para os resistentes.
quinta-feira, 4 de setembro de 2025
Figueira Clássicos do CAAFF voltam a encontrar-se aos 1ºs domingos de cada mês para mais um Café no Forte!
Setembro marca o reencontro , a partilha e o início de mais um encontro de automóveis antigos no passeio fronteiro ao Forte de Santa Catarina.
“O primeiro domingo de cada mês não seria o mesmo sem o nosso Café no Forte! Próximo domingo dia 7 setembro esperamos poder contar com a vossa presença para uma manhã de convívio e admiração pelas verdadeiras obras de arte sobre rodas!”
O programa é simples e acessível a todos: 10h30 - Concentração e convívio; 13h00 - Almoço livre; 16h00 - Final da concentração.
Subscrever:
Comentários (Atom)















