CNAFF em atividade = Regata de São João depois da receção aos velejadores da frota da Sardinha Cup que volta em 2024!
Inserido no programa de festa da cidade e também nas comemorações da elevação da Figueira da Foz à categoria de Vila, realizou-se no passado sábado a já habitual regata de S. João, integrada no calendário desportivo do CNAFF para o corrente ano.Num dia solarengo em que a brisa figueirense se fez sentir em todo o seu esplendor para a prática da modalidade de vela, estiveram presentes na baía oceânica cerca de uma dezena de embarcações constituídas por duas dezenas de velejadores distribuídos entre vela ligeira e cruzeiros.A vitória na classe cruzeiro coube ao 'Larimar' de José Santos, seguido do 'Natura' de António Vaz e do 'Narval 1' de Paulo Duarte.
Na vela ligeira Diogo Gameiro, com um protótipo de embarcação em fase final de desenvolvimento e que terá a sua produção em Portugal, denominada 'PortStart', alcançou o primeiro lugar no pódio, seguido do 'Laser' de André Fernandes e do 'Snipe' de António Baio Dias.
Para julho o CNAFF está já a organizar a 9ª edição da Regata Costeira para a classe cruzeiro, e também a preparar o início da sua Escola de Vela de Verão para o dia 18!
….....................
Por sua vez o CNAFF recorda a receção à frota francesa da Sardinha Cup entre os dias 10 e 14 de junho, de embarcações Figaro 3 do conceituado fabricante mundial Beneteau, que ligou a cidade da costa Oeste francesa Saint Gilles Croix de Vie à Figueira da Foz, pois ambas as cidades têm forte ligação à pesca da sardinha.Globalmente organizada pelo Team Vendée Formation, instituição igualmente com fortes ligações à mítica prova de vela oceânica em solitário Vendée Globe, esta prova contou com o apoio logístico do Clube Náutico da Figueira da Foz que esteve responsável por todas as operações na água durante a paragem de cinco dias destas embarcações com elevado perfil competitivo, tripuladas por uma equipa de apenas duas pessoas.O trajecto de mais de 600 milhas náuticas, que teve o seu final na cidade da Figueira da Foz, decorreu em menos de quatro dias. O pico desta etapa para os 44 velejadores participantes, deu-se já na costa portuguesa, onde o habitual e espetacular vento forte de noroeste fez com que esta fase final do percurso, desde Caminha até à Figueira da Foz, fosse realizado em menos de 12 horas, tendo por isso antecipado em 8 horas a chegada das embarcações, inicialmente previstas para as 14h00 de 10 de junho, tendo o primeiro concorrente cruzado a linha de chegada um pouco depois das 06h00.
Durante a sua estadia na Figueira da Foz tanto tripulações como organização tiveram oportunidade de aproveitar as suas magníficas condições. Para além da distribuição de prémios da primeira etapa realizada na Quinta das Olaias, local amplamente elogiado por todos os presentes, foi ainda realizado um passeio pelas principais zonas históricas da cidade. O facto de a marina da Figueira da Foz estar localizada no centro da cidade, com todos os serviços necessários ao alcance de uma pequena caminhada foi também algo que agradou bastante a tripulações e organização francesa.
No domingo dia 12 decorreu na baía oceânica a PRO-AM Figueira da Foz, regata de exibição, em que toda a frota dos Figaro 3 realizou um percurso, embarcando vários convidados oriundos de várias partes do país e que puderam desta maneira desfrutar das boas condições para a prática da vela a bordo de embarcações de alta competição oceânica.
Para terminar esta escala, a largada de volta a Saint Gilles Croix de Vie aconteceu no dia 14 às 12h00, tendo sido ainda completado um percurso de 1,5 milhas náuticas na baía oceânica antes da passagem pelo Cabo Mondego e final rumo a norte. Já em França aconteceu um final emocionante, em que os primeiros quatro classificados chegaram com uma diferença de menos de 1 hora.
Após esta organização da edição da Sardinha Cup ficou o compromisso da parte da organização e das entidades oficiais desta regressar em 2024.
Sem comentários:
Enviar um comentário