Figueira da Foz outra vez no mapa mundial do xadrez - Torneio Sabir Ali conta com jogadores de 12 países!
O xadrez ao mais alto nível está de regresso à Figueira da Foz com a realização do XV Festival Internacional que tem no Torneio Sabir Ali o ponto mais alto. No hotel Sweet Atlantic seis dezenas de jogadores dão o melhor de si mesmos e garantem a qualidade nos tabuleiros de um dos mais importantes torneios do circuito nacional, o Portugal Chess Tour.
A edição deste ano do prestigiado torneio organizado pela Assembleia Figueirense, com o apoio da Câmara Municipal e o alto patrocínio de Sabir Ali, conta com a presença de sete grandes mestres (seis da categoria absoluta e uma da categoria feminina), oito mestres internacionais (seis da categoria masculina e duas femininas) e seis mestres FIDE, para além de jogadores jovens de muito futuro, que têm neste torneio uma boa oportunidade de evolução.
Um desses jovens, Pedro Gil Silva (na foto à esquerda) jogador sub-16 do Vitória de Guimarães, tem estado em destaque e, à terceira jornada, provocou a primeira grande surpresa da prova ao bater o categorizado grande mestre canadiano Kevin Spraggett, número 2 do torneio e um dos jogadores com mais história do festival.
Com um terço das nove jornadas cumprido, o equilíbrio é a nota dominante do open, que nesta fase é liderado por 12 jogadores com 2,5 pontos correspondentes a duas vitórias e um empate. Pedro Gil Silva é um desses 12 jogadores, sendo o único deste grupo não titulado, ombreando com algumas das maiores figuras do open, como os grandes mestres Gabriel del Rio, Luís Galego e Matthew Turner, respetivamente, números 1, 3 e 4 do torneio. Um dos pontos fortes deste torneio Sabir Ali é a componente feminina e neste ano decorre uma edição particularmente competitiva entre as rainhas do xadrez pois destaca-se a grande mestre polaca Klaudia Kulon que é também mestre internacional absoluta, a campeã nacional Filipa Pipiras de apenas 16 anos, a regressada do número 1 portuguesa (e mestre internacional feminina) Catarina Leite Oralova, e as promissoras angolanas Esperança Caxita (mestre internacional feminina) e Ednasia Junior (mestre FIDE feminina).
O XV Open Internacional da Figueira da Foz Sabir Ali decorre até 7 de novembro com jornadas diárias a partir das 18 horas, sendo a nona e última jornada disputada às 22 horas.
As partidas são transmitidas em direto no site da Federação Portuguesa de Xadrez e nas plataformas internacionais Chess24, Follow Chess e ChessBomb.
Sem comentários:
Enviar um comentário