quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Festival Internacional de Xadrez homenageia este ano o professor e poeta Carlos Carranca

O XIII Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz decorre deste sábado 26 de outubro a domingo dia 3 de novembro no Sweet Atlantic Hotel. 
A Cerimónia de Abertura, que se realizará no próximo sábado nesta unidade hoteleira pelas 18h00, será marcada pela homenagem da Assembleia Figueirense - a organizadora desta prova de xadrez internacional - ao recentemente falecido professor e poeta Carlos Carranca, e contará com a presença da soprano Carla Bernardino, do pianista Pedro Abreu, do grupo de fados Pardalitos do Mondego e ainda por vários atores formados na Escola Profissional de Teatro, seus ex-alunos. Haverá ainda uma intervenção por parte da doutora Rita Sousa, mestrada nas teorias feministas no Direito Procuradora do Ministério Público que, a propósito da discriminação da mulher no xadrez, falará sobre a discriminação da Mulher na sociedade. 
Sobre o torneio propriamente dito, denominado "Torneio Internacional Sabir Ali", contará com mais duas dezenas de jogadores estrangeiros, entre eles 7 grandes mestres e 6 mestres internacionais de entre 14 países representados. 
O Grande Mestre Arménio Kearen Grigoryan será o número 1 do torneio que defrontará grandes nomes do xadrez mundial como Kevin Spragett ou Oleg Romanishin. 
A georgiana Ana Gavasheli disputará os primeiros lugares do torneio e o prémio feminino especial com a atual campeã nacional Mariana Silva. 
O Grande Mestre Luís Galego, o mais cotado jogador português e jogador da Assembleia Figueirense será o português em melhores condições para tentar chegar aos lugares cimeiros da classificação final do torneio.

Sem comentários: