segunda-feira, 8 de outubro de 2018

CNAFF organizou a Subida do Mondego pelo 14º ano consecutivo

Faz precisamente catorze anos que o Clube Náutico da Figueira da Foz resolveu organizar uma regata à vela para a classe de vela ligeira, devido ao potencial que o Rio Mondego apresenta. 
Os velejadores do CNAFF gostaram da ideia e aderiram de uma forma espontânea a mais esta iniciativa que agora é uma das mais concorridas do seu plano anual de atividades. 
Os meses de setembro e outubro foram os escolhidos para a realização desta prova anual, aproveitando o final do 'defeso' de verão, onde os velejadores põem à prova a destreza e as suas capacidades desportivas pois nestas datas há quase sempre um certo grau de dificuldade acrescido devido às condições de vento e  marés pouco propícias. 
Este ano a 14ª Subida do Mondego realizou-se no passado sábado dia 6 de outubro, tendo-se apresentado à partida duas dezenas de participantes para um percurso bastante simples, com a largada da entrada da doca de recreio, e o final na ponte ferroviária de Lares. 
A primeira embarcação efetuou a 1º parte do percurso em 35 minutos, que será um dos recordes desta prova. As outras embarcações com a maré na enchente, concluíram a sua prova com um tempo muito considerável. 
Note-se que esta prova, para além de permitir a todos os participantes desfrutarem das magnificas condições naturais e ambientais do Rio Mondego, não teve carácter competitivo, o que proporcionou momentos de diversão e de convívio, sendo eleita a povoação de Moinhos de Almoxarife para, num restaurante local, ser servido o respetivo almoço. 
Esta breve pausa serviu  também para a mudança da maré e o início da 2º parte. Com alguma ondulação que ia dificultando a progressão das embarcações, a segurança de todos os intervenientes foi posta à prova, mas no final tudo correu de feição, manifestando todos os presentes a sua satisfação por mais um dia bem passado.

Sem comentários: