terça-feira, 19 de julho de 2016

CNAFF organizou o Campeonato Infantis e Iniciados em Vela da Classe Optimist

Organizado pelo Clube Náutico da Figueira da Foz realizou-se no passado fim de semana, 16 e 17 de julho, o Campeonato Regional de Infantis e Iniciados, da classe Optimist, integrado no calendário da Associação Regional de Vela do Norte. 
Cerca de quatro dezenas de pequenos velejadores, provenientes de vários clubes da zona norte do país, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos fizeram a sua estreia em provas oficiais da modalidade, em dois dias marcados pelo forte vento que se fez sentir no sábado, e pelo intenso nevoeiro do dia seguinte. 
No primeiro dia fez-se o arranque do campeonato no mar mas com o decorrer da primeira prova e com o aumento exponencial da intensidade do vento, que originou algumas situações difíceis para os menos experientes, foi óbvio para a organização que não seria viável continuar com as restantes regatas neste local, e toda a frota se deslocou para a entrada da barra onde se realizaram mais duas boas regatas, em condições bastante mais leves e que criou um cenário visual de excelência, para deleite do público que assistia da margem. 
No domingo, com a entrada de um forte nevoeiro que assolou parte da zona marginal da Figueira da Foz durante todo o dia, não foi possível a realização de qualquer regata, sendo que o campeonato ficou decido apenas com as três provas do dia anterior. 
Por equipas destaque para o Sport Clube do Porto que obteve o primeiro e terceiros lugares do pódio, só não fazendo o melhor por impedimento da equipa do Clube de Vela de Viana do Castelo, que obteve a segunda posição. 
Na classe ‘infantis’ o pódio foi todo ocupado por atletas do Clube de Vela de Viana do Castelo com Tiago Lima na primeira posição, seguido de Marta Alves e de João Pacheco. Nos ‘iniciados’, vitória para Duarte Rocha do Clube Náutico da Boca da Barra, seguido de Tomás Gonçalves de Viana do Castelo e de Manuel Magalhães do Clube Naval de Leça. Em feminino Benedita Rebelo do Sport Clube do Porto foi a vencedora. 
O CNAFF foi representado pelo seu velejador João Parracho que, em fim de semana de estreia absoluta, mostrou a sua dedicação ao desporto, sendo certeira a aposta do clube neste jovem enquanto parte da equipa de vela. 
No próximo dia 23 de julho realiza-se a terceira edição da Regata Costeira do CNAFF, aberta a embarcações da classe de cruzeiros.

Sem comentários: