quarta-feira, 20 de abril de 2016

2ª Prova de Apuramento Nacional da Classe Vaurien decorreu na baía oceânica da Figueira da Foz

Mafalda Pires de Lima e Teresa Fonseca, velejadoras do Clube de Vela Atlântico e Clube de Vela de Viana do Castelo, dominaram a 2º PAN (Prova de Apuramento Nacional) da Classe Vaurien, que se realizou no passado fim de semana na Baía Oceânica da Figueira da Foz. 
As duas velejadoras faziam parte das quatro dezenas de inscritos, e venceram quatro das seis regatas. Apesar do excelente estado do mar, mais uma vez a barra do porto da Figueira da Foz apresentou-se como o mais forte adversário dos velejadores na entrada e saída das embarcações. Ainda assim esta condicionante não foi o suficiente para impedir toda a frota de sair ao mar e cumprir a totalidade do calendário de regatas previsto. 
No primeiro dia realizaram-se três regatas com vento a soprar de sudoeste oscilando entre os 10 e os 15 nós. No dia seguinte, com o estado do mar de feição e com o vento a rodar de sudoeste para noroeste, realizaram-se mais três regatas, no total das seis que compuseram esta prova. 
As mesmas velejadoras, além do primeiro lugar da classificação geral, venceram também nas categorias de júnior e feminino. 
Joaquim Fornelos e Pedro Ferreira do Clube de Vela de Viana do Castelo foram segundos, seguidos de Paulo Lima e Simão Coruche, também do CVVC que foram ainda vencedores na ‘classe master’. De referir a boa prestação dos velejadores do CNAFF, Gonçalo Varela e Bernardo Marques, que obtiveram um honroso 14º lugar.

Sem comentários: