quinta-feira, 23 de abril de 2015

O CNAFF realizou prova de vela e foi à escola!

Inserido no calendário desportivo do Clube Náutico da Figueira da Foz para a época 2015, realizou-se nos dias 18 e 19 do corrente mês, em parceria com a Associação Portuguesa da Classe Vaurien, a 2ª Prova de Apuramento Nacional desta classe. 
Estiveram presentes duas dezenas e meia de embarcações em representação de oito clubes, distribuídos entre a zona norte e a zona centro do país. Mais de quatro dezenas de velejadores disputaram esta manga nacional em busca de um lugar no pódio final. 
No primeiro dia do campeonato o estado do mar apresentou-se bastante instável, com vaga cruzada com cerca de 2,5 metros, e vento a soprar de Oeste oscilando entre os 10 e os 15 nós de intensidade. Estas condições fizeram sobressair a coragem e determinação da frota sendo possível realizar as 3 regatas previstas no programa. 
No segundo dia, com a diminuição da altura das ondas e também da intensidade do vento, cumpriu-se o programa do campeonato, com a realização de mais três regatas, para contentamento de todos os velejadores, que puderam aproveitar as melhores condições que a baía oceânica da Figueira da Foz tem para oferecer à prática da modalidade. 
No final a vitória coube à tripulação do Clube de Vela de Viana do Castelo, Joaquim Fornelos e Pedro Ferreira, seguidos dos seus colegas de clube, Nuno Gonçalves e Carlos Passos e a fechar o pódio, Duarte Logarinho e Ricardo Cardoso do Clube Naval Povoense. Diogo Silva e Ruben Casquinha, do Alhandra Sporting Clube venceram no escalão júnior. 
O CNAFF esteve mais uma vez representado pelos seus alunos da escola de vela, Bernardo Perdigão e Bernardo Marques, acompanhados por António Baio Dias, que mais uma vez mostraram o seu nível, ao competirem diretamente com uma frota de nível nacional.
......................................................
O projeto V.E.N.T.O. - Vontade de Empreender pela Natureza em Terra e no Oceano, selecionado na 1.ª fase do concurso “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho, integrou no âmbito dos seus objetivos, o desenvolvimento de ações que relevam a importância do vento nos desportos.
 Assim no dia 20 de abril o Clube Náutico da Figueira da Foz deslocou-se à sscola dr. João de Barros para dinamizar uma formação sobre Vela para doze das turmas envolvidas. 
Dinamizaram a ação os formadores Miguel Amaral (presidente do CNAFF) e Tiago Carvalhinho, que se propuseram a ensinar aos alunos vários conteúdos relacionados com a modalidade: tipos de barcos; formas de navegar; aparelho dos barcos à vela; orientação da embarcação segundo os pontos cardeais e respetivas designações; e tipos de provas e regatas. 
Foi com bastante interesse que os alunos participaram nesta ação, podendo constatar a importância que o vento tem nas atividades desportivas náuticas. 
Ainda foi divulgada a regata “6º Troféu José Mendonça”, que irá decorrer a 9 de maio pelas 14h30, dinamizada pelo CNAFF. 
O Clube Náutico pretende ainda proporcionar aos alunos uma experiência na modalidade no sentido de incentivar esta prática desportiva que foi, ao longo do tempo, sempre acarinhada pelos figueirenses.

Sem comentários: