domingo, 18 de agosto de 2013

Uma figueirense no Campeonato do Mundo de Hóquei Subaquático

Solicitámos à figueirense e capitã da Seleção Nacional Feminina de Hóquei Subaquático Joana Mafalda Neto que nos enviasse um texto explicativo sobre esta sua participação no Campeonato do Mundo da especialidade. Aqui o publicamos: 
“O meu nome é Joana Mafalda Neto, sou natural da Figueira da Foz e faço parte e sou capitã da Seleção Nacional Feminina de Hóquei Subaquático. 
Antes de mais, convém fazer uma breve introdução do desporto: o hóquei subaquático surgiu em 1954, em Inglaterra, pelas mãos de Alan Blake e, para além do disco/puck de jogo, é praticado com recurso a: barbatanas, máscara, tubo (de snorkeling), touca de pólo aquático, stick/taco e luva. Em Portugal a modalidade existe desde 2007 e, desde então, o crescimento tem sido significativo, competindo atualmente cerca de 9 equipas de 5 clubes. A Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS) tem realizado, nos últimos anos, três competições de hóquei subaquático: Torneio Regional Norte e Sul, Taça de Portugal e Campeonato Nacional. 
Pessoalmente, tomei contacto com o desporto em finais de 2009 após ler uma reportagem numa revista da atualidade. Treino no Complexo Olímpico de Piscinas (Coimbra) pelo clube NSCBR - Núcleo Subaquático de Coimbra. 
À cerca de 11 meses, a FPAS mostrou interesse na criação de uma Seleção Nacional Feminina (para juntar à masculina, já existente) e, desde então, tem sido preparada a participação de Portugal no 18º Campeonato do Mundo de Hóquei Subaquático a realizar em Eger (Hungria) de 23 de agosto a 1 de setembro de 2013. Após inúmeros estágios de preparação, foram selecionadas nove jogadoras que irão representar as cores do nosso país, orientadas pelo treinador João José. 
Este será, provavelmente, o Campeonato do Mundo que terá mais afluência, onde participarão cerca de 70 equipas e, possivelmente, mais de 1000 pessoas (incluindo os jogadores, staff técnico, treinadores, staff médico, etc). Entre inúmeros adversários, a Seleção Nacional Feminina jogará contra grandes potências mundiais de hóquei subaquático, como é o caso de Inglaterra (atuais Campeãs Mundiais) e Nova Zelândia, entre outras. Apesar de sermos a equipa com menos experiência a participar no Campeonato do Mundo, iremos sem dúvida alguma dar o nosso melhor e dignificar ao máximo o nome de Portugal."

Sem comentários: