terça-feira, 21 de maio de 2013

Fórmula Futuro no Mondego atrai jovens para a motonáutica

A Federação Portuguesa de Motonáutica e o Clube Náutico da Figueira da Foz, com o apoio do município, organizaram no passado fim-de-semana duas ações de formação da Fórmula Futuro para jovens dos 8 aos 16 anos do Concelho, nas quais estiveram presentes mais de uma dezena de inscritos.
Esta iniciativa que se traduziu num êxito assinalável mercê do historial do CNAFF, não só na motonáutica mas no desporto náutico em geral, ficou ainda marcada pelo ideia demonstrada em criar na cidade uma escola de formação permanente, de forma a dar continuidade à iniciação de novos praticantes indispensável ao rejuvenescimento da modalidade e da manutenção dos desportistas de bom nível que o clube sempre teve desde a sua fundação, e que deram um contributo importante aos Campeonatos Nacionais.
Confirmou-se assim a viabilidade da forte aposta, que tem vindo a dar os seus frutos,  da FPM nesta disciplina, através da participação de vários jovens oriundos da Fórmula Futuro que já competem nas várias classes de competição do Campeonato Nacional com resultados promissores.
Mas, mais do que o caráter competitivo, estas ações servem para estimular a prática desportiva entre os mais novos com base nos valores da ética. Sendo a formação a palavra-chave, torna-se imprescindível dar a conhecer aos participantes as regras básicas de segurança, como por exemplo, o uso obrigatório de capacete e colete de segurança. Saliente-se ainda que, nas classes 1, 2 e 3 os jovens pilotos são sempre acompanhados por um monitor credenciado da FPM enquanto estiverem em prova.
Para a maioria esta foi a primeira experiência ao comando de uma embarcação, em que entusiasmo foi a nota dominante, tendo sido alcançados os seguintes resultados com lugares de pódio:
Classe 1 (8/9 anos)
1.º Classificado – Rodrigo Mérida Sotto Maior.
Classe 2 (10/11 anos)
1.º classificado: Diogo António Ramalho Vieira; 2.º: Eduardo Mérida Sotto Maior 3.º: Maria Carlota Leão Costa.
Classe 3 (12/13 anos)
1.º Classificado: Bernardo Brites Ferreira; 2.º: Manuel Maria Couto; 3.º: Tomás Mascarenhas Fernandes.
Classe 4 (14/15 anos)
1.º Classificado: Bernardo Miguel Marques; 2.º: Gonçalo Campos Varela.
Classe 5 (16 anos)
1.º Classificado: Gonçalo Tiago Marques; 2.º: André Campos Varela.
De assinalar ainda que o plano de ação da FPM que, prioritariamente, contempla a Fórmula Futuro, ficou assinalado positivamente por, neste mesmo fim de semana, o departamento técnico da FPM, ter assegurado também, uma ação idêntica em Algés, incluída na II Feira Náutica do Tejo.

Sem comentários: