terça-feira, 20 de setembro de 2011

CNAFF subiu o Mondego

Decorreu no passado dia 17 de setembro a já tradicional Subida do Mondego, prova aberta à vela ligeira, que teve a participação de mais de uma dezena de embarcações de associados do CNAFF.
A largada da Doca de Recreio foi realizada em conjunto, com vento de feição a proporcionar momentos agradáveis de navegação, tendo terminado este primeiro percurso a jusante da ponte ferroviária de Lares.
Após uma curta refeição deu-se inicio ao percurso descendente mas com algumas limitações impostas pelo factor natureza: maré e vento; a primeira a condicionar a progressão das embarcações e a segunda a limitar fortemente a sua maneabilidade, com rajadas a superar os 25 nós de velocidade. Várias embarcações, principalmente os catamarans (duplo casco) atingiram 20 nós de velocidade, o que para os seus tripulantes é um misto de "emoção e destreza" e para a organização uma preocupação constante na segurança.
Após alguns "plananços e viranços", todas ou quase todas as embarcações aportaram nas suas devidas condições à rampa da Doca de Recreio. Os participantes manifestaram a sua satisfação, pela forma como decorreu esta prova, contando que a mesma se repita em 2012.

Sem comentários: