terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Clube Náutico da Figueira da Foz terminou o ano com uma dupla tradição da Regata Christmas Cup e com o jantar de Natal em reunião com os jornalistas!

..............................................

JANTAR DE NATAL

Como última ação do ano o CNAFF levou a efeito o seu já tradicional Jantar de Natal, o qual aproveita para reunir com os jornalistas de meios informativos da Figueira da Foz que divulgam durante o ano as suas diversas atividades.Na habitual e acolhedora sala onde estes encontros se costumam realizar imperou a amizade e cumplicidade inerente a quem se conhece e é de bem.

O jantar, é justo dizê-lo, foi confecionado pelo restaurante Stella Maris, de Buarcos e agradou a todos os presentes.

O presidente do CNAFF, Miguel Amaral, mostrou-se orgulhoso do caminho da instituição, lembrando que, apesar de seu um “clube pequeno” tem cumprido os seus objetivos e a vivência na sociedade local.Agradeceu a presença dos elementos da direção e dos jornalistas, estes que foram obsequiados com garrafas de vinho personalizadas.

E os votos de Feliz Natal e de um próspero Ano Novo de 2025 foram manifestados, lembrando que o CNAFF comemorou o 40º aniversário no passado mês de abril, e que estes jantares se realizam há 29 anos, sem interrupção!

.....................................................

REGATA CHRISTMAS CUP

Entretanto no passado sábado o Clube Náutico da Figueira da Foz (CNAFF) encerrou desportivamente o ano com chave de ouro, realizando com sucesso a também tradicional Christmas Cup. A regata, que já se tornou um marco no calendário náutico da região, atraiu perto de uma dezena de embarcações e proporcionou um dia de muita emoção e competição aos participantes.

Esta regata, inserida no seu calendário desportivo, e à semelhança de todas as outras, tem como objetivo promover a atividade física e fortalecer a comunidade náutica.

Neste ano a competição contou com duas regatas técnicas que desafiaram os velejadores a demonstrarem as suas habilidades e os conhecimentos técnicos. As condições climatéricas, com um dia de inverno solarengo, ainda que com pouco vento, proporcionaram um cenário desafiador mas justo para todos os participantes.
No final deste evento, a vitória na classe cruzeiro coube ao recém chegado à Figueira da Foz o First Way de Nuno Duarte, seguido do Natura de António Vaz e do X Officio de Paulo Caseiro. Na classe de vela ligeira o holandês Peerke Kortekaas foi o grande vencedor.

Sendo esta a última prova do ano, há que realçar também a vitória do Natura de António Vaz no ranking anual, seguido do Fifty Five de Saúl Pereira e a fechar o pódio o X Officio de Paulo Caseiro,

Já na Vela ligeira o também vencedor da regata, Peerke Kortekaas foi o grande vencedor, com uma embarcação da classe laser, seguido do snipe de Catarina Sousa e do outro snipe de Jaime Baptista.

Naval Remo trouxe um 3º lugar da Regata Internacional de Sevilha

Sevilha: Regata “18º Abierto Internacional de Andalucia” - Naval Remo alcança o 3.º lugar entre os 10 clubes portugueses

A Associação Desportiva Naval Remo (ADNR) marcou presença na Regata “18º Abierto Internacional de Andalucia” realizada em Sevilha no fim de semana de 13 a 15 de dezembro com 18 atletas, a maior comitiva do clube numa Regata Internacional, na qual cada um participou em mais de três regatas, individualmente ou em tripulações, obtendo lugares cimeiros e boas classificações em diversas provas.

Nesta competição são atribuídos pontos a cada tripulação de acordo com a sua classificação nas diversas regatas, com a Naval Remo a conquistar o 15º lugar da classificação geral, sendo o 3º clube (entre os 10 clubes portugueses participantes) nesta Regata Internacional.

Infelizmente um acidente na primeira regata em que a Naval participou fez com que um quadri scull ficasse seriamente danificado, o que traz um prejuízo significativo para o resto da época.

Com destaque para o empenho e atitude de todos os atletas da Naval o clube realça alguns dos melhores resultados alcançados em Sevilha:

1º Afonso Santos | Quadri Scull Sénior Misto; 4º Pedro Rodrigues | Skiff Sénior Masculino; 6º José Azevedo | Skiff Cadete Masculino; 4º Afonso Santos | Double Sénior Masculino Misto; 4º Pedro Oliveira e José Azevedo | Double Cadete Masculino; 4º Patrícia Batista | Skiff Sénior Feminino; 6º Patrícia Batista e Mafalda Oliveira | Double Scull Sénior Feminino.

Equipa “mais forte e coesa” - Esta Regata faz parte do plano traçado ao nível do Remo de competição da Naval, sendo de sublinhar a participação de cada atleta em diversas regatas e a partilha de conhecimentos e experiências como parte integrante e essencial da formação e do desenvolvimento dos atletas sob o ponto de vista técnico, físico, psíquico e social”, destaca o clube.

“Estamos certos de que a equipa liderada pelos treinadores José Canhola e Daniel Mendes saiu mais enriquecida, forte e coesa. Parabéns a todos pelo excelente desempenho e pela forma como elevaram o nome do Clube, da cidade da Figueira da Foz e de Portugal a um elevado patamar do Remo Mundial”.

Alguns dos números da regata “18º Abierto Internacional de Andalucia” dão conta de: 3 dias de competições, mais de 1000 atletas, 40 clubes e 210 regatas!

O livro "Segunda Casa" - 30 anos da primeira Associação Bodyboard do país vai ser lançado próximo sábado no CAE

No próximo sábado dia 21 de dezembro pelas 16h00 no Centro de Arte e Espectáculos da Figueira da Foz - lançamento do Livro "Segunda Casa" 30 anos da primeira Associação Bodyboard do país, com prefácio de Gonçalo Cadilhe e mensagem do presidente do Município da Figueira da Foz, dr. Pedro Santana Lopes.

Há 30 anos atrás um grupo de 12 amigos da praia e das ondas da Figueira da Foz juntaram-se e fundaram a primeira Associação de Bodyboard de Portugal.

Este livro conta essa história e destes 30 anos de títulos, provas, dificuldades, tempestade Leslie, alegrias e tristezas, mas um denominador comum, ondas perfeitas e amizades e uma Segunda Casa para muitos jovens figueirenses e não só.

É um livro único de 104 páginas com capa dura. Para adquirir o livro em pré venda pode fazê-lo no site da Associação Bodyboard Foz Mondego no link da ABFM.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

32ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada foi hoje apresentada no Quartel da Imagem na Figueira da Foz

Realizou-se esta manhã, no Quartel da Imagem, na Figueira da Foz a apresentação pública da 32ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes; do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro; do presidente da Associação de Atletismo de Coimbra, João Pontes; da presidente da Junta de Freguesia de Buarcos São Julião, Rosa Baptista; e do presidente da Associação 4 Estações, Guilherme Martins.Com data marcada para 4 de janeiro, a 32ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada desenrolar-se-á por um percurso de 10 km, durante os quais os melhores atletas nacionais discutem os títulos masculinos, femininos e coletivos, nos escalões sub-20, sub-23 e Absolutos. “O percurso será rápido e propício à obtenção de recordes nacionais, pelo que se pode antecipar uma grande competição, com a particularidade de estar cronometrada aos 5 km, permitindo igualmente marcas nacionais nesta distância, que ainda não tem muitas provas no calendário competitivo”, explicou o presidente da Associação de Atletismo de Coimbra, João Pontes...

=Ler mais pormenores ou inscrições em Federação Portuguesa de Atletismo=

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Atletas da Naval Remo brilharam no Mónaco com vitória no Challenge Prince Albert II

Patrícia Batista, atleta e treinadora da Associação Desportiva Naval Remo (ADNR), e Afonso Costa (ao centro na foto inicial) conquistaram, neste fim de semana, o 1º lugar na categoria CMIx 2x no prestigiado Challenge Prince Albert II realizado no Mónaco.

“Foi uma vitória importante para alcançarmos os nossos objetivos, para marcar a nossa posição” referiu Patrícia Batista visivelmente satisfeita com os resultados obtidos.
A competição, que decorreu nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, reuniu os melhores remadores de todo o mundo no emblemático porto Hercule, conhecido pelo seu ambiente desafiador e cenários deslumbrantes. Esta vitória representa um marco importante para o remo nacional e um grande feito para a Naval Remo.

Além desta conquista, Patrícia Batista também integrou a equipa mista na categoria CMIx 4x, ao lado de Bruna Parente (Viana Remadores do Lima), Afonso Costa e Dinis Costa (Clube Naval Setubalense), que representaram Portugal nesta competição internacional de alto nível. Na classificação geral de equipas, “Portugal” obteve o oitavo lugar.O Challenge Prince Albert II é uma referência no calendário mundial do remo de mar, com a presença de atletas de elite que se destacam tanto em águas calmas quanto em mar aberto. Com esta participação, Patrícia Batista reforça a posição da Naval Remo no panorama competitivo internacional e eleva o nome de Portugal numa das provas mais emblemáticas da modalidade.

 …...........................................................................

Pódios nacionais da Naval Remo

Entretanto e também neste fim de semana a ADNR participou em outras duas competições nacionais, onde também alcançou resultados de destaque:

Sábado, 30 de novembro – Primeira Prova do Torneio de Primeiras Remadas, Montemor-o-Velho:

1º lugar Sub-19 - Pedro Oliveira / 1º lugar Sub-17 - Dinis Gonçalves / 2º lugar Sub-15 - António Bento / 3º lugar Sub-13 - José Curado.
De sublinhar que esta primeira regata é destinada a quem entrou no remo esta época, sendo assim um momento marcante para todos. E tem como objetivo verificar as capacidades dos jovens remadores, nomeadamente entrar para o barco, remar completo, entrar e sair do barco, tendo o tempo como fator de desempate.

Domingo, 1 de dezembro - Primeira Etapa da Taça de Portugal de Remo de Mar, em Matosinhos:A Naval Remo alcançou o 1º lugar C2X Veterano Masculino através dos atletas José Canhola e Eduardo Alçada.

Estes resultados evidenciam o compromisso da Naval Remo com o desenvolvimento do remo em todas as categorias, desde os escalões de formação até aos veteranos.

<< < < < < < < < < < < < < < < < < < <