quarta-feira, 6 de novembro de 2024

O XVIII Festival Internacional de Xadrez “Figueira da Foz Sabir Ali International Tournament” promovido há 20 anos pela Assembleia Figueirense tem início no próximo domingo!

A Assembleia Figueirense será a entidade promotora do Festival de Xadrez da Figueira da Foz, o mais prestigiado evento de xadrez em Portugal, que conta com o patrocínio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, da Federação Internacional e da Federação Portuguesa de Xadrez, da Altri e um apoio decisivo e importante de alguns hotéis da Figueira da Foz. Desde logo, e como um dos principais mecenas do evento, o Sweet Atlantic Hotel, com um apoio também muito substancial, do Hotel Malibu Foz Hotel e apoios que fazem a diferença dos Hotéis Costa de Prata, do Boutique Hotel Universal e do Hotel Wellington.O Festival de Xadrez da Figueira da Foz será um ponto de encontro para jogadores de todo o mundo, onde se cultiva a diversidade e a inclusão no desporto. Pretendemos continuar a marcar a história do xadrez nacional, já que este ano teremos o maior valor em prémios alguma vez atribuído no nosso país.

Ao longo de vinte anos o torneio atraiu o impressionante número de 862 jogadores, de 43 países e tem ganhado reconhecimento internacional pela excelência e competitividade.

Em 2024 voltará a ser o epicentro do xadrez em Portugal, com cerca de uma centena de jogadores, oriundos de quase 20 países, alguns deles pertencendo à elite mundial deste jogo.

Estarão presentes quinze Grandes Mestres (quatro femininas), sete Mestres Internacionais (uma feminina) e dez Mestres FIDE (quatro femininas).

O país estrangeiro com maior número de inscritos é a Índia, com dezasseis jogadores. Da Hatsun Chess Academy vêm seis jovens jogadores assistidos por um treinador. A menina que veio jogar no ano passado e que surpreendeu na Figueira da Foz, na altura detentora do título de campeão do mundo de sub 8, Arkhila Charvi, volta, com os seus pais, para disputar o torneio de 2024. Outros jogadores, Grandes Mestres masculinos e femininos, fazem parte deste grupo de jogadores indianos presentes no torneio.

A resposta às perguntas, mas “porquê Portugal? porquê a Figueira da Foz?” está nas reportagens que Vijay Kumar fez para DD Sports (equivalente à “Sport TV” da Ásia, com 50 milhões de espectadores) sobre o torneio figueirense. Este jornalista goza de enorme popularidade pois, entre outras missões, acompanhou, durante muitos anos e por todo o lado, Viswanathan Anand, o único indiano campeão do mundo de xadrez.

Mas não são só os jogadores indianos que impressionam pela importância que dão ao torneio figueirense.

Carlos Albornoz, Grande Mestre cubano e defensor do título conquistado em 2023, escolhendo a Figueira da Foz como um dos raros torneios que joga fora do seu país, será um dos destaques da competição. Com um currículo repleto de prestígio, Albornoz, bi-campeão nacional de Cuba e vice-campeão do conceituado Memorial Capablanca, representa o legado de um dos países com maior tradição no xadrez mundial.

A arménia Elina Danielian, Grande Mestre e campeã europeia de 2021, vem pela segunda vez jogar o nosso torneio e é uma das principais candidatas ao prémio feminino e ao top 10 absoluto. Com uma carreira impressionante e múltiplos títulos, Danielian fortalece a participação feminina no evento, que se posiciona como um dos torneios mais fortes da Europa para jogadoras de xadrez.

Outra das jogadoras presentes será a Grande Mestre feminina Nino Maizuratze, originária da Geórgia e que representa a França desde 2010, país em que já venceu o Campeonato Nacional feminino por quatro vezes. É ainda a jogadora mais ativa em todo o mundo, tendo já disputado torneios em 60 países diferentes.

Da Polónia vêm seis mestres.

Do Azerbeijão, propositadamente para jogar o nosso torneio, vem outro jovem candidato sobredotado, candidato a Mestre apenas com 9 anos de idade, acompanhado da sua mãe, também ela Grande Mestre de Xadrez feminina.

Da Ucrânia, não obstante as condições dramáticas que vivem, virá o super prestigiado Oleg Romanishin.

O Grande Mestre Karen Grigoryan, um fantástico jogador da Arménia que venceu o Torneio em 2020 e 2022 jogará novamente na Figueira da Foz.

A nível nacional basta dizer que, praticamente todos os melhores jogadores nacionais, masculinos e femininos, fazem questão de, pelo menos uma vez, jogarem o “Figueira da Foz Sabir Ali International Tournament”.

A cerimónia oficial de abertura do Festival acontecerá no dia 9 de novembro, às 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Figueirense e constará de:

• A apresentação oficial do Festival e de alguns dos seus protagonistas, por Miguel Babo;

• Uma simultânea de olhos vendados jogada pela tetra campeã de França, Nino Maisuradze, contra dois adversários, em apenas 20 minutos;

• O lançamento do livro “O Grande Livro do Xadrez: um manual e uma história”, de Álvaro Faria, acompanhado de relatos sobre as suas experiências, incluindo a memorável partida de 1975 em que, de olhos vendados, competiu com 26 jogadores.

O torneio “Figueira da Foz Sabir Ali International Tournament”, integrado no XVIII Festival de Xadrez da Figueira da Foz, decorrerá de 10 a 17 de novembro, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, prometendo intensas competições e momentos marcantes no panorama do xadrez internacional.

A cerimónia de encerramento do Festival terá lugar no dia 17 de novembro, pelas 16h30 horas, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, com a entrega dos prémios do Torneio.