*Página complementar do Weblog Diário O PALHETAS NA FOZ -- Figueira da Foz -- Portugal -- Europa*
sexta-feira, 29 de novembro de 2024
segunda-feira, 18 de novembro de 2024
O Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz 2024 encerrou este domingo com grande vitória do arménio Karen Grigoryan!
Terminou ontem, domingo, o XVIII Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz “Figueira da Foz Sabir Ali International Tournament”, promovido pela Assembleia Figueirense, organizado por Miguel Babo e apoiado por várias empresas e entidades, com particular destaque para a Câmara Municipal da Figueira da Foz presidida pelo dr. Pedro Santana Lopes.
O torneio foi ganho, de forma brilhante com 7,5 pontos, por Karen Grigoryan (Elo 2603) da Arménia, sendo o pódio completado por Daniel Alsina (Elo 2473), de Espanha e Carlos Albornoz (Elo 2572), de Cuba, ambos com 7 pontos. Quanto aos portugueses, o melhor classificado foi Bruno Martins (Elo 2323) que conquistou um magnífico 5º lugar, com 6,5 pontos.De realçar a distinção da senhora melhor classificada Elina Danielian (Elo 2396, Grande Mestre absoluta, campeã europeia em 2021, várias vezes campeã mundial em diversos escalões e medalhada olímpica) da Arménia e que ficou em 10º lugar, bem como o veterano que obteve a melhor classificação, Kevin Spraggett (Elo 2442), do Canadá, 12º lugar, ambos com 6 pontos.(N.R. - Designação Elo: O Rating Elo é um método estatístico utilizado para se calcular a força relativa entre jogadores de xadrez, inventado pelo físico americano Arpad Elo e utilizado no Ranking FIDE.)
De um total de 81 participantes, de quase vinte países, são de destacar alguns dos jovens da Índia (Sharvaanica Saravanan, de 9 anos, Darshan Gurukanthan, de 11 anos e Naveen Kumar, de 14 anos) e do Azerbaijão (Attila Orman, de 9 anos) que se bateram de igual para igual com os vários jogadores de escalões etários mais elevados com quem foram emparceirados.
Sharvaanica Saravanan veio da Índia e é atualmente a número 1 do mundo no seu escalão.
Attila Orman é um prodígio do Azerbaijão que já foi a figura desportiva do ano no seu país e veio de propósito para jogar o Torneio da Figueira, tendo obtido 4,5 pontos em 9 possíveis. O menino veio acompanhado da sua mãe, que é Grande Mestre feminina.
Regata de São Martinho organizada pelo Clube Náutico da Figueira da Foz reata tradição e juntou mais de uma dezena de embarcações!
O Clube Náutico da Figueira da Foz realizou no passado sábado a regata de S. Martinho, em comemoração desta data festiva.
Depois de uma temporada de interregno, para as classes de vela cruzeiro, finalmente foi possível juntar perto de uma dezena de embarcações num dia que se apresentou típico de Verão de S. Martinho, com uma brisa moderada de leste e mar de feição para a prática da modalidade.
Os vários velejadores puderam aproveitar o dia solarengo que se fez sentir na baía oceânica, onde foram realizadas duas regatas num percurso técnico entre boias, tendo as embarcações participantes regressado a terra por voltas das 17h00, altura em que foi realizada a distribuição de prémios.
A regata de S. Martinho foi ganha pela embarcação Scaramanga de António Caseiro, seguida pelo Pocket Rocket de Diogo Gameiro e a fechar o pódio o Natura de António Vaz. Na classe de vela ligeira a vitória coube à embarcação Pintado de Fresco, da classe Snipe, comandada por Catarina Sousa.A próxima prova do calendário desportivo do CNAFF será a Christmas CUP, última da época 2024, onde serão consagrados os campeões do ano, estando o ranking a ser bastante disputado entre os dois primeiros.
Entretanto o CNAFF continua a sua atividade habitual estando em funcionamento a escola de vela para jovens e adultos e a escola de formação de cartas de marinheiro e patrão local.
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
Kickboxing da Naval 1893 competiu no Ladies Open & Jovem Promessa do Futuro em Loures
Realizou-se no passado sábado no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o Ladies Open & Jovem Promessa do Futuro.
A secção de kickboxing da Associação Naval 1893, apresentou-se nesta prova com 4 atletas, conquistando os seguintes resultados:
Medalha de Ouro: André Couceiro – Light Contact, juvenis – 50kg; Vice-campeão: Tiago Sousa- Light Contact, Senior – 69kg; 3º lugar: João Ramos – Light Contact, juniores – 63kg / Lucas Ferreira – Light Contact, juniores -63kg.
Equipa técnica: Valter Coutinho e Paulo Ventura.
quarta-feira, 6 de novembro de 2024
O XVIII Festival Internacional de Xadrez “Figueira da Foz Sabir Ali International Tournament” promovido há 20 anos pela Assembleia Figueirense tem início no próximo domingo!
A Assembleia Figueirense será a entidade promotora do Festival de Xadrez da Figueira da Foz, o mais prestigiado evento de xadrez em Portugal, que conta com o patrocínio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, da Federação Internacional e da Federação Portuguesa de Xadrez, da Altri e um apoio decisivo e importante de alguns hotéis da Figueira da Foz. Desde logo, e como um dos principais mecenas do evento, o Sweet Atlantic Hotel, com um apoio também muito substancial, do Hotel Malibu Foz Hotel e apoios que fazem a diferença dos Hotéis Costa de Prata, do Boutique Hotel Universal e do Hotel Wellington.O Festival de Xadrez da Figueira da Foz será um ponto de encontro para jogadores de todo o mundo, onde se cultiva a diversidade e a inclusão no desporto. Pretendemos continuar a marcar a história do xadrez nacional, já que este ano teremos o maior valor em prémios alguma vez atribuído no nosso país.
Ao longo de vinte anos o torneio atraiu o impressionante número de 862 jogadores, de 43 países e tem ganhado reconhecimento internacional pela excelência e competitividade.
Em 2024 voltará a ser o epicentro do xadrez em Portugal, com cerca de uma centena de jogadores, oriundos de quase 20 países, alguns deles pertencendo à elite mundial deste jogo.
Estarão presentes quinze Grandes Mestres (quatro femininas), sete Mestres Internacionais (uma feminina) e dez Mestres FIDE (quatro femininas).
O país estrangeiro com maior número de inscritos é a Índia, com dezasseis jogadores. Da Hatsun Chess Academy vêm seis jovens jogadores assistidos por um treinador. A menina que veio jogar no ano passado e que surpreendeu na Figueira da Foz, na altura detentora do título de campeão do mundo de sub 8, Arkhila Charvi, volta, com os seus pais, para disputar o torneio de 2024. Outros jogadores, Grandes Mestres masculinos e femininos, fazem parte deste grupo de jogadores indianos presentes no torneio.
A resposta às perguntas, mas “porquê Portugal? porquê a Figueira da Foz?” está nas reportagens que Vijay Kumar fez para DD Sports (equivalente à “Sport TV” da Ásia, com 50 milhões de espectadores) sobre o torneio figueirense. Este jornalista goza de enorme popularidade pois, entre outras missões, acompanhou, durante muitos anos e por todo o lado, Viswanathan Anand, o único indiano campeão do mundo de xadrez.
Mas não são só os jogadores indianos que impressionam pela importância que dão ao torneio figueirense.
Carlos Albornoz, Grande Mestre cubano e defensor do título conquistado em 2023, escolhendo a Figueira da Foz como um dos raros torneios que joga fora do seu país, será um dos destaques da competição. Com um currículo repleto de prestígio, Albornoz, bi-campeão nacional de Cuba e vice-campeão do conceituado Memorial Capablanca, representa o legado de um dos países com maior tradição no xadrez mundial.
A arménia Elina Danielian, Grande Mestre e campeã europeia de 2021, vem pela segunda vez jogar o nosso torneio e é uma das principais candidatas ao prémio feminino e ao top 10 absoluto. Com uma carreira impressionante e múltiplos títulos, Danielian fortalece a participação feminina no evento, que se posiciona como um dos torneios mais fortes da Europa para jogadoras de xadrez.
Outra das jogadoras presentes será a Grande Mestre feminina Nino Maizuratze, originária da Geórgia e que representa a França desde 2010, país em que já venceu o Campeonato Nacional feminino por quatro vezes. É ainda a jogadora mais ativa em todo o mundo, tendo já disputado torneios em 60 países diferentes.
Da Polónia vêm seis mestres.
Do Azerbeijão, propositadamente para jogar o nosso torneio, vem outro jovem candidato sobredotado, candidato a Mestre apenas com 9 anos de idade, acompanhado da sua mãe, também ela Grande Mestre de Xadrez feminina.
Da Ucrânia, não obstante as condições dramáticas que vivem, virá o super prestigiado Oleg Romanishin.
O Grande Mestre Karen Grigoryan, um fantástico jogador da Arménia que venceu o Torneio em 2020 e 2022 jogará novamente na Figueira da Foz.
A nível nacional basta dizer que, praticamente todos os melhores jogadores nacionais, masculinos e femininos, fazem questão de, pelo menos uma vez, jogarem o “Figueira da Foz Sabir Ali International Tournament”.
A cerimónia oficial de abertura do Festival acontecerá no dia 9 de novembro, às 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Figueirense e constará de:
• A apresentação oficial do Festival e de alguns dos seus protagonistas, por Miguel Babo;
• Uma simultânea de olhos vendados jogada pela tetra campeã de França, Nino Maisuradze, contra dois adversários, em apenas 20 minutos;
• O lançamento do livro “O Grande Livro do Xadrez: um manual e uma história”, de Álvaro Faria, acompanhado de relatos sobre as suas experiências, incluindo a memorável partida de 1975 em que, de olhos vendados, competiu com 26 jogadores.
O torneio “Figueira da Foz Sabir Ali International Tournament”, integrado no XVIII Festival de Xadrez da Figueira da Foz, decorrerá de 10 a 17 de novembro, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, prometendo intensas competições e momentos marcantes no panorama do xadrez internacional.
A cerimónia de encerramento do Festival terá lugar no dia 17 de novembro, pelas 16h30 horas, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, com a entrega dos prémios do Torneio.
Subscrever:
Mensagens (Atom)