segunda-feira, 25 de junho de 2018

Rally de Portugal à Vela - 24ª edição passou na Figueira da Foz e foi recebida pelo CNAFF

A Figueira da Foz e o Clube Náutico acolheram no sábado de 16 de junho os tripulantes de mais uma edição do Rally de Portugal à Vela a completar a sua 24º edição. 
Este rally tem inicio em Plymouth (Inglaterra) e vai percorrendo alguns dos principais portos da nossa costa, tais como Póvoa do Varzim, Porto, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Lisboa, e Sines, terminando em Lagos. A organização da prova é da responsabilidade da ARC Portugal (World Cruising Club) mobilizando para o efeito alguns profissionais do seu staff que acompanham por via terrestre a frota proporcionando todo o apoio necessário. 
Este ano estiveram presentes dezoito embarcações da Classe Cruzeiros dos 9,9m aos 16,22m com um numero total de tripulantes a rondar os setenta velejadores, todas eles provenientes do Reino Unido.
No dia de chegada à nossa cidade, as embarcações que saíram da Marina de Gaia percorreram uma distancia de 55 milhas náuticas com ventos do quadrante norte a soprar com alguma intensidade. Nesse dia ao final da tarde, o CNAFF acolheu nas suas instalações todos os participantes para um jantar de convívio composto pelos pratos tradicionais da época, como o caldo verde e sardinha assada. 
No dia seguinte, domingo, o programa constou de uma visita a Coimbra e Montemor-o-Velho com colaboração dos Serviços de Turismo do município.
Segunda-feira, o dia começou com uma visita guiada, ao Palácio Sotto Mayor, uma gentileza do Casino da Figueira, tendo como anfitriã Madalena Sotto Mayor magnificamente interpretada pela Frederica Jordão. 
Para terminar,  uma visita a um espaço pertença do  nosso património, o Coliseu Figueirense, onde no final todos os presentes elogiaram o local, bem como um dos nossos melhores produtos locais ‘O Sol Engarrafado’. 
Ao final do dia a Câmara Municipal da Figueira da Foz obsequiou a comitiva com uma receção na Quinta das Olaias, aproveitando a organização para efetuar a distribuição de prémios desta etapa com a presença do vice-presidente do município, bem como do  presidente de direção do CNAFF. 
Em 2019, esta prova irá completar a sua 25º edição, estando algumas entidades locais a preparar um programa digno da efeméride.

Sem comentários: