terça-feira, 23 de maio de 2017

2ª Prova de Vela do Troféu Norte realizou-se na Figueira da Foz

Num fim de semana ideal para a prática dos desportos náuticos, realizou-se nos passados dias 20 e 21 de maio a 2ª Prova de Vela do Troféu Norte, organizada pelo Clube Náutico da Figueira da Foz e inserida no calendário desportivo da Associação Regional de Vela de Norte, onde estiveram inscritos mais de quatro dezenas de jovens velejadores, da classe optimist, ente os 8 e os 14 anos. 
Esta prova, que antecedeu a 2ª Manga do campeonato nacional desta classe, surgiu como a oportunidade perfeita para os competidores da zona Norte, em trânsito para Almada, que aproveitaram as magníficas condições da Figueira da Foz, para aplicar e aperfeiçoar os seus conhecimentos e técnicas antes da derradeira prova de apuramento para os campeonatos internacionais. Também no espírito para o qual este troféu foi criado, há mais de uma década, foram feitas várias estreias, em campeonatos oficiais, por pequenos velejadores, que começaram recentemente a dar os primeiros passos no mundo da vela. 
Com a frota dividida em duas, em função das idades, no sábado foram instalados dois campos de regata, ficando um no mar, para os mais experientes e outro na doca pesca, para os iniciantes. Com ventos de noroeste com um intensidade média/forte, foram possíveis fazer 3 boas regatas, no campo situado no mar, enquanto que na área de prova mais perto de terra se realizaram 5, em função de ter sido montado um percurso mais curto. 
No domingo, como as previsões meteorológicas apontavam para vento muito menos forte, optou-se por juntar toda a frota numa única área no mar, onde se realizaram 2 regatas para cada grupo, com a direcção do vento a mudar com regularidade, o que dificultou quer a tarefa da organização quer a dos pequenos velejadores. 
No final, o atleta João Francisco Magalhães do Clube de Vela da Costa Nova, foi o grande vencedor no grupo Iniciados, tendo o Clube de Vela de Viana do Castelo, representado por Lara Carvalho, vencido no escalão Juvenis. 
O CNAFF esteve representado pelos seus velejadores da escola de vela, Bernardo Perdigão, João Parracho e Dinis Lagen, que apesar da falta de experiência em provas oficiais, mostraram que no futuro poderão vir a alcançar excelentes resultados.

Sem comentários: